domingo, 17 de setembro de 2017

Creme mármore de coco


Se tem uma sobremesa que me remete á infância é o creme mármore. Era raro o fim de semana que minha mãe não fazia um desses. Lembro que, de olho no creme, a geladeira passava a ser o meu lugar preferido, só para me deliciar com uma boa porção daquela gostosura cada vez que eu a abria. Gente, tem coisas que eu faço questão de guardar para sempre em minha memória, acreditem! Porque não tem nada mais gostoso, que lembrar desses momentos simples, que a vida nos presenteia e são inesquecíveis.

Hoje eu precisava fazer uma sobremesa para receber minha cunhada e o marido, que apareceram para uma prosa. lembrei logo do creme mármore, claro! Pois, quando se trata de uma sobremesa rápida, tudo que eu precisava naquele momento, ele é o que há. Um doce pratico, simples e delicioso! E o melhor de tudo: eles amaram!

Querem ver como é fácil?

Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
200ml de leite de coco
5 colheres (sopa) de amido de milho
50g de coco fresco ralado (pouco mais que meia xícara de chá)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

Calda
1 xícara (chá) rasa de ameixa seca sem caroço
1 xícara de açúcar
2 xícaras (chá) de água

Preparo 
Creme
Misture todos os ingredientes, exceto o chocolate e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Divida o creme em duas partes, adicione o chocolate em uma das partes, misture muito bem e espalhe em um pirex. Cubra com a parte branca, deixe esfriar e leve ao refrigerador por 1 horas (para gelar mais rápido, coloque na parte extra frio). Sirva com a calda a seguir.

Calda
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que a ameixa fique macia e o liquido em ponto de calda. Deixe esfriar e sirva sobre o creme mármore.





2 comentários:

Unknown disse...

Saudades!! Muitas vezes deglustei esse creme feito por sua mãe, muito delicioso!! Voce está de parabéns e não pode deixar estas recordações esquecidas. Beijos minha amiga e continue a brilhar!! seu creme mármore for igual ao de D Ivone Parabens!!




Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi, Natércia, querida! (adivinhei? kkkk... se não, me perdoe ) Amiga, com um pedido de desculpas por ter demorado tanto para responder seu comentário, agradeço muito pelas palavras tão carinhosas! Confesso que depois do instagram, tenho passado muito pouco por aqui! Mas, eu sempre volto!

Vc tem toda razão: mainha fazia este doce como ninguém! Alias, ela cozinhava muito bem... Eu tento né? Quem degusta gosta, só que pra mim, o dela será, para sempre, infinitamente melhor! Até pq a memoria afetiva fala muito mais alto. Volte sempre! Bjão!