quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Naked cake com cocada cremosa





Eu sempre tive muita curiosidade de fazer um naked cake, mas confesso que, na minha cabeça, era mais beleza que sabor. Talvez, porque sempre que alguém fala dele, logo vem aquela conversa de que esse bolo não pode ser muito fofo... úmido, ou seja: esqueça aquela massa molhadinha das tortas. E eu que, como já disse aqui algumas vezes, quando encasqueto com uma coisa não sossego enquanto não faço, fiquei catando uma oportunidade só para matar a curiosidade (ou o encanto), ou me apaixonar de vez por essa lindeza de encher os olhos que é o naked cake. Por isso, no último sábado eu botei a mão na massa e fiz este bolo pelado, para fazer um mimo a uma sobrinha querida que estava aniversariando.

Nem preciso dizer o quanto a aniversariante ficou feliz com este naked cake mas, obviamente, que eu também me apaixonei por ele, né gente? até porque, não há quem não se apaixone por esse charme. Só que, antes de me encantar tanto, os dias que antecederam eu passei atormentada pelos possíveis desastres que poderiam ocorrer. Verdade! Primeiro, por medo da massa ficar ressecada, coisa que eu não me perdoaria, já que eu não suporto um bolo seco. Depois, o medo de desmoronar por deixá-lo muito úmido... fofo demais... Essas coisas! Que bom que tudo deu certo! Claro, para na textura ideal eu reduzi um pouco o fermento e a manteiga da minha receita original. Também contei com um santo remédio, ou melhor: uma caldinha super milagrosa com pau de canela para deixá-lo mais molhadinho.

Depois da receita, não esqueçam de olhar as dicas, elas são super importantes para vocês arrasarem neste bolo lindo e saboroso!

Espero que gostem!

Ingredientes

Bolo (receita para cada disco de bolo)
250g de manteiga
270g de açúcar refinado
4 ovos
200ml de leite
330g de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
5g de fermento

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
1/2 pau de canela

Recheio
3 latas de leite condensado
300g de creme de leite de caixinha
750ml de leite
900g de coco ralado
60g de manteiga sem sal

decoração
2 a 3 ameixas frescas
900g de morangos frescos
500g de uvas
Quanto baste de açúcar de confeiteiro

Preparo

Bolo
Unte uma forma de 30cm de diâmetro (fundo e lateral). Polvilhe apenas o fundo e forre-o  (o fundo) com papel manteiga e unte com manteiga. Reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Adicione os ovos e bata mais. Fora da batedeira, acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite, e vá misturando delicadamente com a ajuda de um fuê. Adicione a baunilha e por fim o fermento. Passe a massa para a forma reservada e leve ao forno preaquecido a 180º até o teste do palito.

Calda
Junte tudo e leve ao fogo para ferver até formar uma caldinha leve. Reserve para molhar o bolo.

Recheio
Misture todos os ingredientes e cozinhe até que solte do fundo da panela. Quando a cocada cair da colher aos pedaços e formar pequenos montes, estará pronta. Deixe mornar e leve à geladeira de um dia para o outro, preferencialmente. Use para rechear o bolo.

Montagem
Para começar a montagem, pegue um bolo, desenforme sobre uma bandeja ou o fundo de uma forma, forrada com saco plástico, retire o papal manteiga do fundo e desvire-o sobre a superfície onde irá fixar o bolo. Molhe com a calda e espalhe uma porção generosa do recheio. Faça o mesmo com o outro bolo. No último bolo, espalhe um pouco da cocada (aqui não precisa ser muito) e decore com as frutas. Por fim, utilizando uma peneira pequena, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as frutas e o bolo

Dicas
- para um melhor resultado, utilize ingredientes em temperatura ambiente para fazer o bolo
- este tipo de bolo, além de não ter cobertura, o que irá deixá-lo menos protegido, leva um recheio mais consistente e numa quantidade maior que outras tortas, por isso não pode ser muito fofo e úmido, para não correr o risco de desmoronar. Sendo assim, não molhe muito.
- para facilitar virar o bolo na hora de montar, deixe-o antes na geladeira por, aproximadamente, quatro horas.
- para deixar o trabalho mais perfeito e facilitar um eventual transporte do bolo, monte a torta sobre um disco de isopor, no diâmetro um pouco menor que o bolo, e depois transfira para a superfície onde ele ficará definitivamente.
- depois de serem higienizadas adequadamente, seque bem as frutas com papel toalha antes de colocar no bolo

Nenhum comentário: