domingo, 16 de outubro de 2016

Bolo de claras com frutas cristalizadas


Antes de descartar as claras, pensem duas vezes. Delas, também saem delicias de dar água na boca, como suspiros, pudins e bolos. Por isso, sempre que faço receitas que só levam gemas, como empadões, queijadinhas, etc, eu dou logo uma utilidade para as claras. Se eu perceber que não vou usá-las em uma semana, tempo em que podem permanecer na geladeira, eu as coloco num saquinho plástico e congelo (claras podem ser congeladas por, até, 30 dias). Quando tenho uma oportunidade, eu as utilizo. Como eu fiz ontem, com algumas que estavam congeladas, já há quase um mês. 

De todas as receitas que eu faço para aproveitar as claras, este bolo é o meu xodó. Uma delicia, com gostinho de limão e recheado de frutas cristalizadas. Bem legal para saborear com um cafezinho quentinho, hummmm! 

Querem experimentar? 

Ingredientes
2 colheres (sopa) caprichada de manteiga
2 xícaras (chá) não muito cheias, de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento 
2 limões grandes - raspas da casca
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
6 a 7 claras batidas em neve

Preparo
Unte e polvilhe uma forma de buraco no meio e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel com manteiga e reserve. Bata o açúcar com a manteiga, até ficar uma pasta úmida. Junte a farinha, o leite e misture, sem bater. Acrescente as raspas de limão e misture mais um pouco. Adicione o fermento e, por ultimo, as claras em neve. Coloque parte da massa (mais da metade) na forma reservada e espalhe as frutas cristalizadas. Cubra com a outra parte da massa (não tem problema se a massa não cobrir tudo, pois as frutas irão descer). Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.

Dica:
- se desejar um sabor mais acentuado de limão, coloque um pouco do sumo da fruta 
- ao congelar as claras especifique a data do congelamento, a validade e a quantidade de claras.  
- as claras devem estar totalmente descongeladas, em temperatura ambiente, antes de serem utilizadas

Nenhum comentário: