sábado, 8 de outubro de 2016

Mini torta de carne de sertão com banana da terra



A pessoa espera o ano inteiro por umas férias e, quando elas chegam, logo na segunda semana é surpreendida por uma virose daquelas, a ponto de fazer ir por terra todos os planos... Projetos... Fazer o que né? Ainda bem que, antes de ser pega de jeito, eu pude atender um pedido da minha sobrinha Mônica (ela tem o mesmo nome da tia, minha cunhada), de elaborar e preparar o cardápio, para receber um casal de amigos seu, que vieram de fora do Brasil e visitavam a Bahia pela primeira vez. Imaginem a responsabilidade!

O encontro foi de noite, por isso eu tive que optar por um cardápio mais leve. Mesmo assim, eu dei um jeitinho de mostrar aos nossos visitantes, um pouco do que tem no tabuleiro da baiana. Para isso, eu fiz abará, acompanhado de vatapá. Ainda teve beiju com carne de fumeiro e cebola caramelizada, tortinha de carne de sertão com banana, empadinha de frango com calabresa e arrumadinho de carne do sol. Já os doces, foram bem representados por bolo de milho com cobertura de brigadeiro de milho, queijadinha e tortinha de limão. 

Para fazer nossos queridos convidados voltarem, ainda que fosse só por causa das delicias baianas, eu precisava encantá-los. Espero que tenha conseguido, né gente? Simpáticos e super interessados em saber tudo sobre os pratos que estavam à mesa - ingredientes, forma de fazer e tudo mais - eles degustavam um a um, buscando identificar no paladar os ingredientes de cada um deles, como se tentasse guardar na memória o gosto das coisas da Bahia. 


Ah... Mas nada disso tem sentido, se eu não vier aqui compartilhar com vocês, acreditem!

Quero trazer tudo, mas vamos por partes. Hoje é a vez da mini torta de carne de sertão com banana. Uma delicia que não há quem resista.

A receita rende, aproximadamente, 35 a 40 finger food. 

Massa 
200g de manteiga ou margarina
1 gema e 1 ovo
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
400g de farinha de trigo, aproximadamente
Quanto baste de sal

Recheio
250g de carne de sertão
1 banana da terra grande
100g de queijo mussarela
1 copo de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de cebola bem picada
Quanto baste de queijo ralado
Quanto baste de coentro picado

Preparo

Massa
Junte a manteiga, a gema e o ovo, o azeite e o vinagre. Vá acrescentando a farinha de trigo, aos poucos, até formar uma massa que solte das mãos. Guarde na geladeira enrolada em filme pvc, por aproximadamente 30 min. Passado esse tempo, retire a massa da geladeira, forre o fundo e a lateral de forminhas para finger food e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Enquanto assa prepare o recheio.

Recheio
Fatie  a banana e frite-a no óleo. Depois de frita, corte em pequenos pedaços e reserve. Rale o queijo mussarela e reserve. Corte a carne em cubos, dessalgue-a em 5 a 6 águas e cozinhe na panela de pressão, por aproximadamente 30 min. ou até que fique bem macia. Escorra a água e desfie a carne retirando o excesso de gordura. Em seguida, refogue a cebola até levantar o aroma. Adicione a carne e deixe refogar um pouco para agregar sabor. Acrescente coentro picado ou outras ervas de sua preferência. Retire do fogo e reserve.

Montagem da torta
Retire as caixinhas de massa do forno, que já deverão estar assadas, e preencha com os ingredientes do recheio, formando camadinhas - um pouco de carne desfiada, depois banana, queijo, requeijão cremoso e queijo ralado - e volte ao forno apenas para derreter o queijo.

Dicas:
- se optar em fazer uma única torta, em tamanho grande, não precisa cortar a banana em pequenos pedaços. Coloque as fatias inteiras nas camadas
- não deixe as tortas muito tempo no forno, para não ressecar o recheio





















Nenhum comentário: