domingo, 28 de agosto de 2016

filezinho de frango com crosta de ervas e cebolas caramelizadas no mel


Neste sábado eu acordei meio murcha para fazer alguma coisa que valesse a pena, pelo menos eu não tinha muitas ideias... Queria mesmo era descansar da lida da semana tão intensa. Mas, quando eu entro na cozinha a coisa muda. O cansaço vai para um lado, a cozinheira encosta num assanhamento danado e não dá outra: os planos de fazer uma coisa rapida, vão para os ares.

Com alguns filezinhos de frango na minha frente, em ponto de serem grelhados, como eu pretendia, eu tive um estalo: lembrei de um empanamento de berinjelas que eu fiz há algum tempo, usando farelos de biscoitos. Na ocasião, os farelos entraram em cena por falta de farinha de rosca. Mas, desta vez, a intenção era dar uma cara nova ao meu frango sem, contudo, gastar muito tempo esquentando a barriga na beira do fogão. E consegui!!A grande diferença é que, ao invés de fritar, eu preferi assar E o maridinho, que adora uma comidinha light, super aprovou!! :)

Experimentem!! É rapidinho! 

Ingredientes

Para o filé
8 a 10 filezinhos de frango
1 xícara  (chá) de biscoito cream creackers esfarelado
1 colher (sobremesa) rasa de alecrim desidratado
1 colher (sobremesa) de orégano desidratado
1 colher (sobremesa) de manjericão desidratado
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca
Azeite de oliva para untar a forma

Para as cebolas caramelizadas
1 cebola media fatiada finamente
4 colheres(sopa) de azeite exttra virgem
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

Preparo do filé
Tempere cada filezinho com sal e pimenta branca. Reserve. Misture os farelos de biscoito e passe em cada filé, de um lado e do outro, apertando com a palma da mão para aderir bem à carne. Unte, generosamente, uma assadeira e espalhe os filés empanados. Leve ao forno preaquecido a 200º até dourar. Como sugestão, sirva acompanhado de purê de banana

Preparo das cebolas
Esquente o azeite e refogue as cebolas. Quando dourarem, acrescente o mel, a canela e misture. Desligue o fogo e sirva sobre os filés assados.

Nenhum comentário: