domingo, 31 de julho de 2016

Pudim de tapioca


Ontem pela manha, às voltas com o preparo do almoço, eu virei minha atenção para este som no meu ouvido: "E aí mãe, vai rolar uma sobremesa esse fim de semana? Lembrei daquele pudim de tapioca, hummm...Tanto tempo que você não faz, né?". "É verdade!", eu pensei. Depois de verificar os ingredientes no armário, era hora de agilizar o almoço, afinal, pedido de filho deixa mãe com o coração mole... Como é que não atende, gente?!

Este, se não fosse um pudim, seria um manjar dos deuses, podem acreditar. Porque, vou falar, é uma coisa de gostosura. E não tem vivente nesse mundo que coloque um pedaço dele na boca sem pedir mais um taquinho. Afinal, leva leite condensado, coco e tapioca, que, para mim, combinam muito bem entre si.

A receita aqui é super básica, mas nada impede que aqueles mais criativos e com alto teor de ousadia agreguem outros aromas, para deixar o que já é bom com um sabor ainda mais especial. Vale frutas, especiarias e outros incrementos.

Espero que gostem!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 ovos
100g de tapioca em flocos
70g de coco ralado
200ml de leite de coco
540ml de leite liquido
1 colher de sopa de manteiga derretida
Quanto baste de açúcar para polvilhar a forma

Preparo
Junte a tapioca com o leite de coco, o coco e o leite liquido. Deixe descansando por, mais ou menos, 30min. Enquanto isso, coloque água em uma panela e leve ao fogo, para esquentar (uma quantidade que dê para o cozimento do pudim no forno, em banho maria) e ligue o forno. Unte uma forma de bolo inglês (mas pode ser outra com tamanho equivalente) com a manteiga derretida e polvilhe açúcar (deixe um pouco de açúcar no fundo, isso vai formar uma caldinha durante o cozimento e facilitar o desenforme). Reserve. Bata o leite condensado com os ovos, no liquidificador por, aproximadamente, 3 minutos. Junte essa mistura ao creme de tapioca e misture. Transfira tudo para a forma reservada e asse em banho maria por, aproximadamente, 50min ou até dourar levemente.

Dicas
- para que o pudim fique mais firme e evitar que ele se quebre, só desenforme-o no dia seguinte ao cozimento
- para facilitar o desenforme esquente um pouco o fundo da forma no fogo
- se desejar, pode caramelizar a forma, ao invés de colocar o açúcar


Nenhum comentário: