segunda-feira, 25 de julho de 2016

Bolo de aipim com calda caramelizada de abacaxi


Eu sei que já passou um tempinho do São João, gente! Mesmo assim, eu achei que valeria a pena postar essa gostosura aqui, para vocês. Esqueçam o tempo, que esse está passando que nem bala mesmo, né? e se concentrem nessa receita, mais uma das eu fiz para o São João na casa da minha sogra. É um bolo tipico junino, simples, mas os cubos de abacaxi, formando uma calda, agregados ao seu cozimento, deu a ele um ar menos regional e um sabor surpreendente.

Na verdade, eu andava doidinha para fazer o bolo de aipim caramelizado. Só, que eu fiquei tanto tempo com isso na cabeça, sem nunca fazer, que cansei só de matutar, kkk. De repente, uma colega no trabalho, a Edimeia, comentou comigo sobre um bolo de aipim com calda de abacaxi, que ela comera ha algum tempo. Achei a ideia maravilhosa! Foi um belo gancho, para despertar minha criatividade e dar ar de rei a um bolo tão regional. Conclusão: acabei dando meu pitaco de cozinheira metida, como sempre, né? e fiz o bolo de aipim do meu jeito, que acabou nessa delicia de dar água na boca.

Experimentem!

Ingredientes

Calda
1 abacaxi cortado em cubos
3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a forma

Bolo
1k de aipim já descascado e cortado em pedaços pequenos
4 ovos
1 1/2  xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de leite de coco
50g de manteiga
50g de coco ralado
1/2 xícara de leite de coco para regar o bolo

Preparo

Calda
Junte a água e o açúcar e misture bem, até dissolver todo o açúcar. Adicione os cubos do abacaxi e leve ao fogo baixo para cozinhar, sem mexer, até a fruta começar a mudar de cor (um douradinho bem leve) e ficar quase sem liquido. Desligue o fogo e reserve. Caramelize  a forma com a xícara de açúcar e espalhe no fundo o abacaxi cozido. Reserve.

Bolo
Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite de coco, a manteiga e comece a processar. Vá acrescentando o aipim, aos poucos, até terminar toda a raiz e formar uma massa homogênea. Desligue o liquidificador, acrescente o coco ralado e misture, sem bater. Transfira a massa para a forma reservada e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar.

Dica
- se, durante o cozimento da calda, o liquido secar e o abacaxi ainda estiver cru, acrescnete um pouco mais de água
- enquanto estiver assando, regue o bolo, de vez em quando, com o leite de coco, para deixá-lo macio.
- se o bolo demorar de desenformar, esquente um pouquinho o fundo da forma no fogo, para amolecer o caramelo e desenforme em seguida.




Nenhum comentário: