sexta-feira, 22 de abril de 2016

Bolo de ameixa





Meu marido, que nem sempre se derrete por doces, me pediu para fazer um bolo de ameixa, no último sábado. E eu, que não perco uma oportunidade para me debruçar sobre um doce, aproveitei a deixa, acelerei os passos na cozinha para terminar o almoço, e tratei de juntar os ingredientes para fazer esse mimo ao maridinho. Claro, no frigir dos ovos, isso não passou de uma bela desculpa, né gente? para eu me acabar nessa delícia, Hummmm! :)

Evidentemente, é um bolo simples, mas esse detalhe das ameixas, praticamente inteiras, misturadas à massa, dão a ele um toque bem especial. Tem tudo, para deixar aqueles momentos "relax".. café da manhã, chazinho da tarde, papo com os amigos.. ainda mais gostosos!!

Experimentem!!

Ingredientes
250 a 270g de manteiga ou margarina
270g de açúcar
4 ovos
200g de ameixa em calda, sem o caroço
330g de farinha de trigo
250ml de leite
50ml de calda de ameixa
1 colher (sopa) de fermento

Preparo
Corte as ameixas grosseiramente (eu corto apenas as mais durinhas, deixo as macias inteiras, pois o movimento do fuê na hora de misturá-las à massa, irá deixá-las no tamanho adequado) e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Desligue a batedeira e adicione o leite, intercalando com a farinha, e misture. Em seguida, acrescente as ameixas reservadas e misture mais um pouco. Por último, adicione o fermento e envolva, delicadamente. Transfira a massa para uma forma de buraco, untada e polvilhada. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.


Nenhum comentário: