domingo, 10 de abril de 2016

Berinjela grelhada



Até pouco tempo, se um alimento não me conquistasse na primeira mordida, eu torcia o nariz e não contava duas vezes, antes de abandonar o coitado, julgando ser o suficiente para desprezá-lo completamente. Depois que virei cozinheira, eu aprendi a só dizer não, para uma comida, após experimentá-la mais de uma vez. Cheguei a essa conclusão, pelo fato de ter que provar tudo que eu cozinho, gostando ou não. É nessa hora, que meu namoro com o prato começa, e eu descubro seus encantos. Então, a minha sugestão de hoje é um legume, capaz de cair no gosto à primeira mordida, ou afastar, definitivamente, qualquer comensal dele, se não respeitarmos suas particularidades, na hora do preparo: a berinjela. É verdade!! Minha paixão por ela só começou, depois de muitas garfadas. Porém, de lá para cara, nunca mais nos separamos.

A receita dessa delicia, aqui é simples, mas não se deixem levar por esse detalhe, porque o sabor é tão envolvente, que vai arrancar suspiros, tá? Falo isso, porque aqui em casa, sempre que eu faço, não sobra uma!! 

Quem gostou anota aí!!

Ingredientes: 
2 berinjelas grandes, fatiadas no sentido do comprimento
4 a 5 dentes de alho ralados
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
1/3 de xícara (chá) com coentro e hortelã picados
1 colher de (café) de orégano 
Quanto baste de pimenta do reino moída na hora
Quanto baste de sal
Quanto baste de azeite de oliva, para grelhar

Preparo:
Espalhe as fatias em uma vasilha, distribua sal sobre elas e cubra com água. Deixe descansar por, mais ou menos, meia hora. Enquanto isso, misture os outros ingredientes, exceto o sal (lembre-se que já foi colocado antes, portanto, só acrescente nessa etapa, se for necessário) e reserve. Depois de descansadas, escorra a água e esprema as berinjelas. Feito isso, espalhe as fatias em vasilha baixa, de forma que fiquem uma ao lado da outra, sem montar e distribua metade da mistura reservada sobre elas, espalhando bem.Vire o lado e repita a operação. Em seguida, esquente uma frigideira antiaderente, unte com azeite e grelhe as berinjelas. Sirva em seguida, como acompanhamento de carnes e peixes. 

Dica:
- se desejar, acrescente outras ervas, como manjericão, alecrim, etc.
- não dispense a etapa do descanso na água de sal, pois isso irá eliminar o gosto amargo da berinjela
- sempre que o azeite secar, na hora de grelhar, acrescente um pouco mais, até que termine as fatias
- se preferir, substitua a berinjela, por abobrinha, usando os mesmos ingredientes para temperá-la


Nenhum comentário: