domingo, 3 de abril de 2016

Empanada de sardinha


Faz tempo que ando tentando resgatar algumas receitinhas da minha mãe, só para não deixar ao vento e cair no esquecimento, o sabor das delicias que saiam do seu fogão. Claro que, para isso acontecer, tenho contado com a astucia e perspicácia, sem falar na boa memória, das minhas irmãs.  Os pratos são bem básicos, do dia a dia; até porque a minha mãe não era chegada a mimos de comidinha. Todavia, embora não gostasse de cozinhar, como me confessou várias vezes, sua comida tinha um sabor tão peculiar e delicioso (pode até ser coisa de filha), que deixava qualquer pessoa, que chegasse à porta da nossa casa, doidinha para se abancar na cozinha, só para ficar mais perto do aroma que exalava das suas panelas.

Quando eu descobri essa receita em meio às minhas anotações, eu recebi como um presente, deixado por mainha. É bem verdade que eu precisava de alguns detalhes, que não constavam nas minhas anotações, mas logo foram esclarecidos por Taninha, minha irmã, que me passou tudo, tim-tim por tim-tim. Era um daqueles pratos que não faltava nos eventos da nossa casa, tanto, que perdi a conta de quantas vezes eu a vi à beira do fogão, preparando essa empanada. Uma gostosura, que eu não podia deixar de compartilhar com vocês. Além do recheio pra lá de bom, tem uma massa tão leve.. bem diferente das que eu costumo ver no meu dia a dia. É de dar água na boca, podem acreditar!!

Confesso, que não deixei de dar aqui o meu pitaco de cozinheira metida, tá? Além do mais, eu não usei sardinha em lata, como pede a receita; aproveitei a sobra da sardinha na pressão, que fiz para o almoço, e preparei o recheio. Ficou super legal :)

Agora, chega de prosa, né? Vamos à receita!!

Ingredientes
Recheio
2 latas de sardinha
1/2 cebola picada
1 tomate picado
1/3 de pimentão picado
1/3 de xícara (chá) de cheiro verde - coentro, hortelã, cebolinha
2 colheres de (sopa) de extrato de tomate
Quanto baste de sal

Massa
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento
Quanto baste (1 colher de cafezinho rasa, aproximadamente) de sal

Preparo

Recheio
Refogue a cebola em um pouco de azeite, acrescente o tomate e o pimentão. Em seguida, adicione as sardinhas, sem o liquido, o sal e misture para que o peixe se desfaça um pouco. Acrescente água, apenas o suficiente para o cozimento dos temperos. Deixe o liquido reduzir, finalize com o cheiro verde e desligue o fogo. Reserve.

Massa
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata bem. Adicione a manteiga, o óleo, o sal e bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o leite e misture, intercalando com a farinha de trigo. Por último, acrescente o fermento. Coloque parte da massa (mais da metade), em uma assadeira untada com margarina ou óleo e polvilhada com farinha de trigo, espalhe por cima o recheio reservado e cubra com o restante da massa. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar.

Dicas:
- se desejar, aproveite sobras de (frango, carne assada, frutos do mar) e crie outros recheios para essa massa
- deixe um pouco da farinha de trigo, para misturar ao fermento, antes de adicioná-lo à massa
- para saber se a empanada está assada, espete um palito, se sair limpo, está pronta




Nenhum comentário: