segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Biscoito de goma com coco


Hoje é meu primeiro dia de férias e já andei aprontando na cozinha, kkkkk. Fiz uns biscoitinhos de goma com coco que não saem da minha boca gente!!! é uma tentação!!! Para completar, fiz a besteira de encher um pote transparente com eles e deixar bem à vista. Aí vocês podem calcular meu sofrimento: eu passo, vejo o pote, abro e hummm!!! Mas antes que eu acabasse com tudo, tirei uma foto e, entre uma saboreada e outra, eu passei por aqui para postar a receita.

Então anota aí, é uma delícia e super facil!!

Ingredientes
300g de manteiga ou margarina
2 gemas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de coco ralado
5 xícaras (chá) de goma

Preparo
Coloque a manteiga, as gemas, o açúcar e o coco em uma vasilha e misture. Em seguida, adicione a goma e amasse bem, até formar uma massa homogênea que dê para enrolar (se necessário, acrescente um pouco mais de goma). Faça bolinhas e assa em forno preaquecido a 180º até dourar levemente (não precisa untar a forma). Deixe esfriar e guarde em um pote bem fechado.

sábado, 29 de agosto de 2015

Quiche de frango



Embora o meu principal objetivo seja compartilhar uma receita gostosa de quiche, eu não posso perder a oportunidade de dizer o quanto é legal ter esse tipo de massa em stand by no congelador, já que na minha opinião ela é um coringa na cozinha, do tipo "multiuso" sabe? capaz de fazer surgir desde um pastelzinho de forno, até uma quiche maravilhosa como essa que eu fiz neste sábado, a pedido do maridinho.  Ela tem muitos nomes na gastronomia: sablée e brisée, que são mais usadas nas preparações salgadas e sucrée, nas doces. A diferença está na forma de misturar a massa e também na quantidade de açúcar e de gordura, contidos em cada uma delas. Seja como for, todos esses nomes nos levam nada mais, nada menos, à tão popular massa podre (ou quebradiça).

Para essa torta eu usei um recheio mais elaborado, porque tive tempo para isso, porém vocês podem optar por algo mais simples, usando o que tem na geladeira, cobrir com um creme simples e fazer uma quiche mista, como eu fiz outro dia, e foi um sucesso aqui em casa.

Espero que gostem!!

Ingredientes

Massa
200g de manteiga
3 gemas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
400g de farinha de trigo
Quanto baste de sal

Recheio
500g de frango cru moído
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão pequeno picado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de pimenta branca moída
Quanto baste de sal

Molho branco
500ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 gemas levemente batidas
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal

Preparo

Massa 
Coloque parte da farinha em um recipiente, faça uma covinha no meio e coloque a manteiga, as gemas, o azeite, o vinagra e misture com as pontas dos dedos, fazendo um creminho. Vá adicionando o restante da farinha aos poucos, apenas apertando (sem sovar) para não liberar glutem, até soltar das mãos. Em seguida, envolva a massa em um plastico ou filme pvc e leve à geladeira, para firmar, por aproximadamente, 30 minutos. Passado esse tempo, abra um saco plastico transparente sobre uma superfície e deite a massa. Coloque sobre ela outro plastico aberto e, com a ajuda de um rolo (se preferir use as mãos), abra a massa até que dê para forrar o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso. Com um garfo, fure toda a massa e leve ao forno preaquecido a 180º por 10 a 15 minutos, para pré assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio
Tempere o frango com sal, pimenta branca. Reserve. Aqueça um pouco de azeite de oliva e coloque o alho para fritar, sem dourar muito. Adicione a cebola, depois o pimentão e deixe refogar um pouco. Acrescente a polpa de tomate e misture. Em seguida, acrescente o frango reservado, misture, baixe o fogo e cozinhe até ficar macio. Retifique o sal e finalize  com coentro e hortelã. Reserve.

Molho branco
Refogue a cebola na manteiga até levantar aroma, Adicione a farinha de trigo, misture e cozinhe por uns 2 minutos. Acrescente o leite aos pouco e, com a ajuda de um fuê, misture bem para não empelotar. Adicione as gemas e misture bastente. Em seguida, coloque os outros ingredientes, sempre misturando, e cozinhe até engrossar. Reserve.

Montagem
Retire a massa do forno e coloque dentro o recheio de frango. Em seguida, espalhe por cima o molho branco, polvilhe queijo ralado e volte ao forno para gratinar. Deixe repousar uns 15min e sirva como entrada ou acompanhado de uma salada bem gostosa.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Torta musse de coco com cocada cremosa


Aproveitando o embalo de que eu tenho mexido muitas panelas de doces ultimamente, e o fato da minha paixão pela confeitaria ter crescido muito nos últimos tempos, resolvi fazer uma torta diferente, bem com cara de vitrine, para deixar o fim de semana aqui em casa ainda mais gostoso.  É verdade que levei algumas horas às voltas com chocolates e chantilly, já que a preparação requer muitas etapas. mas o que eu posso dizer é que valeu o resultado, pois no final me vi diante dessa torta linda e deliciosamente doce. A receita é da Dalva Zanforlin, com uma diferença: a massa para a base que usei foi do tipo suflair e ela usou o de pão de mel.

Mas vamos ao que interessa, né minha gente?

Base de chocolate

Ingredientes
300g de chocolate ao leite
300g de chocolate meio amargo
300ml de chantilly ponto médio
100g de manteiga ou margarina sem sal, amolecida
1 colher chá) de aroma de baunilha
150g de biscoito Maria quebrado


Preparo
Primeiro tome um disco de isopor de 25cm (desses usados para pizza brotinho) e prenda no fundo de um aro (use fita crepe para prender). Revista o aro com uma folha de acetato para facilitar o desenforme e aumentar a altura da torta, caso seja necessário. Reserve. Derreta os dois chocolates juntos e no final do derretimento acrescente a manteiga amolecida. Adicione a baunilha e o biscoito quebrado. Misture o chantilly e espalhe essa massa dentro do aro reservado, de maneira uniforme, e leve à geladeira por duas horas.

Musse

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
200ml de leite de coco
1 colher de (sopa) de gelatina incolor
4 colheres (sopa) de água fria
100g de coco ralado
1 xícara (chá) de chantilly em ponto firme

Preparo
Misture a gelatina com água para hidratar e dissolva no micro ondas por 15 segundos. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco. Transfira o creme para um bowl e misture a gelatina. Em seguida, adicione o coco ralado e o chantilly, misturando bem, até ficar bem homogêneo. Cubra a base reservada com essa musse e volte ao refrigerador por 8 horas.

Cocada cremosa
1 lata de leite condensado
150ml de creme de leite
1 xícara (chá) de açúcar refinado
100ml de leite de coco
1 colher (sopa) de margarina
200g de coco ralado

Preparo
Misture todos os ingredientes, exceto o coco ralado e leve ao fogo até pegar consistência. Acrescente o coco e continue o cozimento até soltar da panela.

Montagem
Pegue a musse da geladeira e retire o aro que a envolve. Coloque a cocada, já fria, em um saco de confeiteiro e, fazendo movimentos circulares, cubra a superfície da musse. Decore com raspas de chocolate e volte ao refrigerador até a hora de servir. Dura de 4 a 5 dias na geladeira.