sábado, 29 de agosto de 2015

Quiche de frango



Embora o meu principal objetivo seja compartilhar uma receita gostosa de quiche, eu não posso perder a oportunidade de dizer o quanto é legal ter esse tipo de massa em stand by no congelador, já que na minha opinião ela é um coringa na cozinha, do tipo "multiuso" sabe? capaz de fazer surgir desde um pastelzinho de forno, até uma quiche maravilhosa como essa que eu fiz neste sábado, a pedido do maridinho.  Ela tem muitos nomes na gastronomia: sablée e brisée, que são mais usadas nas preparações salgadas e sucrée, nas doces. A diferença está na forma de misturar a massa e também na quantidade de açúcar e de gordura, contidos em cada uma delas. Seja como for, todos esses nomes nos levam nada mais, nada menos, à tão popular massa podre (ou quebradiça).

Para essa torta eu usei um recheio mais elaborado, porque tive tempo para isso, porém vocês podem optar por algo mais simples, usando o que tem na geladeira, cobrir com um creme simples e fazer uma quiche mista, como eu fiz outro dia, e foi um sucesso aqui em casa.

Espero que gostem!!

Ingredientes

Massa
200g de manteiga
3 gemas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
400g de farinha de trigo
Quanto baste de sal

Recheio
500g de frango cru moído
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1/2 pimentão pequeno picado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de pimenta branca moída
Quanto baste de sal

Molho branco
500ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola bem picadinha
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 gemas levemente batidas
2 colheres (sopa) de queijo ralado
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal

Preparo

Massa 
Coloque parte da farinha em um recipiente, faça uma covinha no meio e coloque a manteiga, as gemas, o azeite, o vinagra e misture com as pontas dos dedos, fazendo um creminho. Vá adicionando o restante da farinha aos poucos, apenas apertando (sem sovar) para não liberar glutem, até soltar das mãos. Em seguida, envolva a massa em um plastico ou filme pvc e leve à geladeira, para firmar, por aproximadamente, 30 minutos. Passado esse tempo, abra um saco plastico transparente sobre uma superfície e deite a massa. Coloque sobre ela outro plastico aberto e, com a ajuda de um rolo (se preferir use as mãos), abra a massa até que dê para forrar o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso. Com um garfo, fure toda a massa e leve ao forno preaquecido a 180º por 10 a 15 minutos, para pré assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio
Tempere o frango com sal, pimenta branca. Reserve. Aqueça um pouco de azeite de oliva e coloque o alho para fritar, sem dourar muito. Adicione a cebola, depois o pimentão e deixe refogar um pouco. Acrescente a polpa de tomate e misture. Em seguida, acrescente o frango reservado, misture, baixe o fogo e cozinhe até ficar macio. Retifique o sal e finalize  com coentro e hortelã. Reserve.

Molho branco
Refogue a cebola na manteiga até levantar aroma, Adicione a farinha de trigo, misture e cozinhe por uns 2 minutos. Acrescente o leite aos pouco e, com a ajuda de um fuê, misture bem para não empelotar. Adicione as gemas e misture bastente. Em seguida, coloque os outros ingredientes, sempre misturando, e cozinhe até engrossar. Reserve.

Montagem
Retire a massa do forno e coloque dentro o recheio de frango. Em seguida, espalhe por cima o molho branco, polvilhe queijo ralado e volte ao forno para gratinar. Deixe repousar uns 15min e sirva como entrada ou acompanhado de uma salada bem gostosa.

2 comentários:

Unknown disse...

Ótima dica sobre os tipos de massa! E que interessante essa massa com vinagre de alcool! Adorei!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

É um prazer tê-la aqui, querida Diniz!! Essa massa é super gostosa!! Ela é crocante, mas ao mesmo tempo, é leve, por conta do vinagre, que dá uma certa maciez à massa. Um bjo e volte sempre!