quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sopa creme de aipim


Para acariciar o estômago do meu marido, basta uma sopa :) Tão simples né? Mas eu confesso que poucas vezes eu o surpreendo com um carinho assim. Pois é: remediar é preciso e sempre há tempo né verdade? Por isso, de algumas semanas para cá, minhas panelas têm visto mais sopas que o habitual, tudo para agradar um maridinho apaixonado por essa iguaria. Devo admitir que, embora eu torça o nariz na maioria das vezes diante de um prato de sopa, tenho me rendido a algumas delas.

Esta semana, ao invés de colocar na mesa o aipim cozido, para comer com manteiga, eu misturei os temperos e fiz uma sopa creme com ele, que ficou uma delícia. O maridinho pediu bis e até o filhão, que não morre de amores por esse prato, aproveitou o embalo e caiu na sopa também.

Cheguem mais e anotem a receita!!!

Ingredientes
700g de aipim
4 colheres (sopa) de azeite de oliva 
1 cebola cortada em cubos 
3 dentes de alho cortados grosseiramente
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 1/2 litros de caldo de carne ou de legumes (ou água)
1 colher (chá) de curry
1/3 de xícara (chá) com coentro e hortelã picados
Quanto baste de pimenta do reino
Quanto baste de sal

Preparo
Descasque o aipim, corte-o em pequenos pedaços e cozinhe em água e sal até ficar bem macio. Reserve. Esquente o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o extrato e deixe refogar um pouco mais. Em seguida, junte o aipim cozido (pode usar um pouco da água do cozimento), o caldo, parte do cheiro verde, e deixe no fogo até cozinhar bem os temperos e agregar sabor ao aipim. Quando tudo estiver super cozido, retifique o sal, adicione o restante dos ingredientes, ferva mais uns 5 minutinhos e desligue o fogo. Triture tudo com um mixer ou no liquidificador, até formar um creme. Regue um fio de azeite de oliva e sirva em seguida.

Dicas:
- se desejar uma sopa menos encorpada, coloque um pouco mais de agua.
- cozinhe sempre o aipim antes de colocar os temperos, apenas com água e sal, para evitar surpresas
  com a raiz, que pode estar dura ou amarga.

Nenhum comentário: