terça-feira, 29 de setembro de 2015

Torta prestígio


Quando a gente aposta no tradicional, as possibilidades de agradar são infinitamente maiores, concordam comigo? E o bolo prestigio é um clássico...ele foi o primeiro da minha lista, quando Mônica, minha cunhada, pediu uma torta para o aniversário da prima Ieda. Ela é uma paulista, de Santos, mas voou até nossa Bahia, só pra curtir seu dia de um jeito bem baiano: leve e solto, com direito a picula com os pequenos e tudo!!! A família, que não é nada minúscula, estava em peso na casa da minha sogra para compartilhar esse dia com a prima santista. E para atender tanta gente, a torta só poderia ser GG né? Mas não se assustem, embora eu tenha feito tudo em dose tripla, aqui eu coloquei cada etapa, individualmente, até porque, eu não dobrei a receita, fiz cada uma separadamente, tudo igual (ou quase) a receita de Sílvia Nicolau. Claro que os detalhes da decoração, ficaram por minha conta. Então, sintam-se à vontade vocês também tá?

Já sei: querem saber se eu acertei na minha aposta né? pois saibam que a aprovação foi unânime!!! Eu até esqueci que estava cansada, acreditam!!!

É uma torta simples, mas super gostosa.

Ingredientes
Massa
240ml de leite
200g manteiga ou margarina
50g de chocolate em pó 50% cacau
100g de chocolate ao leite ou meio amargo (eu usei 20g meio amargo e 80g ao leite)
200g de ovos (ou 4 ovos grandes)
360g de açúcar refinado
350g de farinha de trigo
10g de fermento químico

Recheio de doce de coco
300g de coco ralado
395g de leite condensado
250ml de leite
100g de açúcar
20g de manteiga
100g de creme de leite culinário

Cobertura de ganache
200g chocolate meio amargo
200g de creme de leite culinário
30g de glucose ou mel (usei glucose)

Calda para molhar o bolo
100g de leite condensado
120ml de água
7g de chocolate em pó 50%

Preparo

Massa
Coloque o leite, a manteiga e o chocolate picado, para mornar. Em seguida, bata essa mistura no liquidificador, juntamente com os outros ingredientes, exceto a farinha e o fermento. Transfira o creme batido para um bowl e acrescente, aos poucos, a farinha, sempre misturando com um fuê, e por ultimo o fermento. Divida a massa em duas formas de 22cm (aqui eu usei uma forma de 35cm), forrada com papel manteiga (Sílvia  não unta a forma, porém eu passei um pouco de manteiga no fundo, para segurar o papel, e nas laterais, mas não polvilhei) e asse em forno preaquecido a 180º, por, aproximadamente, 45 minutos.

Recheio
Junte tudo e leve ao micro ondas por 8 minutos em potência alta, ou use o fogo, como eu fiz.
Para isso, coloque tudo em uma panela, exceto o coco e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar, até começar a ferver. Nessa hora, acrescente o coco e cozinhe até começar a soltar da panela. Logo em seguida, passe o creme cozido para uma vasilha e deixe esfriar para usar.

Cobertura 
Coloque os ingredientes em uma vasilha de vidro e leve ao micro ondas, por 30 segundos em potência média. Repita o processo quantas vezes forem necessárias, misturando sempre a cada pausa, até que o chocolate derreta por completo.

Calda para molhar o bolo
Junte todos os ingredientes, coloque dentro de um porta ketchup e sacuda, misturando bem. Use para molhar cada disco da torta.

Montagem
Desenforme o bolo e divida em duas partes cada um. Tome um aro, do diâmetro do bolo e coloque um dico dentro. Molhe bem com a calda e espalhe sobre ele o recheio. Em seguida, cubra com outro disco, molhe bastante, espalhe recheio... e assim sucessivamente, até que o último disco de bolo. Molhe bem e cubra com a ganache. Decore ao seu gosto.

Decoração
Para os bombons de coco, use a mesma receita do recheio e deixe cozinhar até o ponto de enrolar (eu fiz assim). Depois, passe os beijinhos no coco e espalhe sobre o bolo. Faça tambem raspas de chocolate e distribua, preenchendo os espaços. Para o enfeite de chocolate, derreta um pouco do meio amargo, coloque em um saco plástico pequeno, faça um furinho (como se fosse um saco de confeiteiro) e derrame sobre um pedaço de papel manteiga, fazendo desenhos. Leve ao refrigerador para secar. Depois de seco, retire o papel com cuidado e coloque a decoração no centro do bolo.

Dicas:
- se faltar calda, faça mais. O segredo do sucesso, é um bolo bem molhado.
- para a montagem, coloque um disco de isopor (tipo para pizza) em baixo do aro e monte a torta sobre ele. Isso, não só irá facilitar o deslocamento do bolo, sem riscos de quebrar, como também possibilitará a montagem da torta fora da bandeja onde irá ficar a mesma, deixando-a livre de possíveis sujeiras por conta dos resíduo de doces que normalmente caem sobre a bandeja durante o processo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dá pra fazer a massa em uma fôrma retangular média?

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Olá, anônimo, bom dia! Essa torta é bem gostosa! Olha só, eu nunca fiz em forma retangular, mas acredito que dê! Espero que goste! Obgda por comentar e volte sempre! 🌹