sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Enroladinho de repolho com arroz e peixe


Quem disse que as sobras de alimentos não servem para fazer pratos bonitos, com cara de comida gourmet? Engana-se quem pensa assim. Além do mais, a maré não está para peixe, não é mesmo? Portanto, quanto menos desperdício, melhor, ainda que para isso seja preciso rebolar na criatividade, para elaborar pratos novos com as sobras, que poderão ficar esquecidas. E vamos combinar, tem uma hora que a geladeira fica abarrotada de vasilhinhas com arroz, feijão, frango, peixe e outras coisitas das quais, se colocarmos o preconceito de lado, irão surgir comidinhas deliciosas, completamente renovadas. Mas tem um truque: montem o prato de um jeitinho bem charmoso, tá? Depois, preparem-se para os elogios.

Esse enroladinho poderia ter sido mais empacotadinho, como um charutinho, sabem? Mas o repolho que eu tinha na geladeira já estava cortado, por isso só deu para enrolar como uma panqueca. Mas eu garanto que o mais importante é que ele fez o maior sucesso!!!

E aí? Que tal vasculharem a geladeira hoje?

Ingredientes
1/2 repolho pequeno
2 xícaras (chá) de sobras de peixes (vale ser cozido, assado, frito)
2 1/2 xícaras (chá) de sobra de arroz cozido
1 banana da terra grande cozida cortada em cubos
1 1/2 colher (sopa) de pimentão picado
1/2 cebola bem picada
1/3 de xícara (chá) de coentro
1 colher (chá) de alecrim (opcional)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal, se necessário

Preparo
Desfie as sobras de peixes e reserve. Doure a cebola no azeite. Acrescente o pimentão e refogue até levantar aroma. Junte o arroz, os peixes, a banana e misture. Acrescente sal, se necessário, as ervas e reserve. Retire a parte central do repolho, separe as folhas cuidosamente para não rasgar, e cozinhe em água fervente até que fiquem macias (não cozinhe demais). Abra cada folha, delicadamente, coloque sobre ela porções do recheio, e enrole como uma panqueca. Sirva com ou sem molho, acompanhado de salada.



Dica:
- se desejar, retire o excesso do talo da folha do repolho, para que fique mais flexível, na hora de enrolar

Nenhum comentário: