terça-feira, 13 de outubro de 2015

Bisteca de porco


Muita gente tem um receio enorme de carne de porco, né? Mas, ainda bem que o preconceito em torno dessa carne diminuiu bastante nos últimos anos. Isso porque muitas coisas mudaram no processo de criação dos porcos, já que hoje esses animais são mantidos em locais limpos e recebem uma alimentação super adequada, tudo para deixar a carne saudável e segura para o nosso consumo. Além do mais (já citei aqui em postagens anteriores, mas não custa repetir), dependendo do corte, ou seja, da parte do porco, como a bisteca e o pernil, ela consegue ser menos calórica que alguns cortes da carne vermelha, como é o caso do cupim e da maminha. Então, gente da dieta, pode comer carne de porco sem culpa, tá? Desde que sejam assadas ou cozidas.

Aqui em casa nós gostamos muito da carne suína. Por isso, vira e mexe eu coloco uma em nossa mesa. Claro que, para não ficar com cara de toda-vez-a-mesma-coisa, tiro um ingrediente daqui, coloco outro ali, e o prato de todo dia vira uma novidade. Sou besta?! Devo confessar, nem sempre esse "tira aqui, bota ali", dá certo. Porém, quando dá... Hummmm! Haja prato em dose dupla!!! Foi o caso dessa bisteca que eu fiz para o almoço do sábado, ficou deliciosa. :)

Querem experimentar?

Ingredientes
8 bistecas de porco
1 cebola grande cortada em quatro partes
4 dentes de alho
1/2 pimentão cortado aleatoriamente
5 colheres (sopa) de molho inglês
1 xícara (chá) super cheia de coentro, salsa e hortelã picados grosseiramente
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de extrato tomate
Casca de 1 cenoura
50ml de óleo
6 grãos de pimenta do reino
Quanto baste de sal

Preparo
Triture todos os ingredientes no liquidificador, exceto a bisteca e o óleo, até ficar uma mistura homogênea. Passe a marinada para uma vasilha e reserve. Lave as bistecas e mergulhe-as na mistura reservada. Deixe descansar, preferencialmente, de um dia para o outro, ou por, no mínimo, 2 horas, na geladeira. Em seguida, esquente o óleo em uma panela de pressão, coloque ali as bistecas, uma a uma, cubra com a marinada que a envolvia, e deixe refogar um pouco. Depois, feche a panela e cozinhe em fogo médio (não precisa colocar água ou outro líquido) por, aproximadamente, 20min. após o apito, ou até que fiquem macias, porém sem desmancharem. Passado esse tempo, tome uma assadeira grande e espalhe as bistecas, de forma que cubra todo o fundo da forma. Regue azeite de oliva, um pouco do caldo do cozimento e leve ao forno para dourar, lembrando de regar a carne com o caldo que ficou na panela, de vez em quando, para não ressecar. Como sugestão, sirva acompanhado de feijão de corda, arroz, farofa de banana e mix de folhas.

Nenhum comentário: