quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Batata recheada com carne desfiada



Ai gente, eu não resisto mesmo a uma sobra!!! Quando eu sei que tem um potinho com alguma coisa na geladeira, eu fico logo matutando o juizo, doida para sacudir a minha varinha mágica, e transformar a tal sobrinha em um prato novo. Por isso eu não me contive: trouxe mais uma delícia feita com sobras. Dessa vez, usei um tantinho de lombo que restou do almoço, do dia anterior, para fazer uma entradinha de batata recheada, que ficou show!!!

Querem experimentar?

Ingredientes
3 batatas inglesas grandes
2 xícaras (chá) de sobra de lombo
1/2 xícara (chá) de cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (chá) de chimichurri ou ervas secas variadas
2 colherres (sopa) de requeijão cremoso
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de queijo ralado

Preparo
Cozinhe as batatas inteiras e com a casca, em água e sal, até que fiquem macias (mas não cozinhe demais). Escorra, resfrie com água corrente, para cortar o cozimento, e reserve. Enquanto as batatas esfriam um pouco, desfie o lombo e reserve. Doure o alho e a cebola no azeite, junte o lombo desfiado e misture. Adicione o chimichurri e o coentro. Verifique o sal e desligue o fogo. Em seguida, com uma faca amolada, corte cada batata ao meio, no sentido do comprimento e retire um pouco da polpa, fazendo uma covinha (mas guarde a polpa) e encha cada cova, uma com o recheio reservado. Repita a operação, até que todas as batatas estejam recheadas. Feito isso, pegue a polpa retirada das batatas, agregue o requeijão cremoso, um pouco de sal e misture bem, para formar um purê (não precisa ir ao fogo). Tome porções do purê e coloque sobre cada batata recheada. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno preaquecido, para gratinar. Sirva em seguida, como entrada.




Nenhum comentário: