sábado, 7 de novembro de 2015

Bolo de laranja com cenoura e avelã


Outro dia, meio por acaso, dei de cara com avelãs em promoção, no supermercado. Coisa rara, né gente? O preço estava tão bom, que não deu para resistir. E, parece brincadeira: tinha um único pacotinho, meio que jogado em uma seção qualquer!! Com jeito de que, só estava mesmo, esperando por mim!!! Não sei, mas o certo é que eu trouxe as avelãs para casa, com a receita de um bolo, quase completa, na cabeça.

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer, é bolo. De comer também, claro!! Mas fazer, me dá um prazer... Adoro brincar com as possibilidades de sabores, cores e texturas que cada ingrediente irá despertar, principalmente, na hora de comer. Isso mexe com a minha imaginação, é super legal. Mas, quando eu comprei as avelãs, eu queria, sobretudo, satisfazer o desejo do meu filhão, maravilhoso, que, por andar com saudades dos meus quitutes e guloseimas, me pediu, com tanto carinho, que eu fizesse um bolo, para ele. A hora era essa :)

Sabem aquele bolo de vó? Fofinho e molhadinho? Pois, esse é assim mesmo!! Como se não bastasse, dei a ele uma leve crocância, acrescentando as avelãs picadas. Agora, para a situação ficar ainda melhor, eu sugiro um cafezinho e... Hummmm!!! Resistam a isso? O filhão, não resistiu.

Então, preaqueçam o forno, untem a forma, separem os ingredientes e façam esse bolo, delicioso!

Ingredientes
250 g de manteiga
270 g de açúcar
4 ovos
330g de farinha de trigo
150ml de leite
100 ml de suco de laranja
Quanto baste de raspas da casca de laranja (aproximadamente, 2 laranjas)
1 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de avelã picada
1 colher (sopa), rasa, de fermento

Preparo
Bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme claro. Acrescente os ovos e bata ainda mais, por uns 3 minutos. Desligue a batedeira e adicione a farinha, aos poucos (guarde um pouquinho, mais ou menos umas 3 colheres de sopa, para juntar ao fermento no final), intercalando com o leite, e misturando delicadamente, com a ajuda de um batedor balão. Quando acabar o leite, acrescente o suco de laranja, depois a cenoura e as avelãs picadas, sempre misturando. Por fim, junte o fermento, misturado ao pouquinho da farinha de trigo, que ficou reservada e envolva, delicadamente. Passe a massa para uma forma untada e polvilhada, e asse em forno preaquecido a 180º, até dourar.

Nenhum comentário: