terça-feira, 22 de setembro de 2015

Fettuccine ao ragu


Desde a última sexta feira, nossa casa está mais iluminada e meu coração, obvio, está aos pulos. Tudo por causa da chegada do filhão. De lá pra cá, eu vivo querendo fazer tudo ao mesmo tempo, um agrado aqui, alí... preparar uma comidinha gostosa.... uma sobremesa de fazer comer aos montes ... um suco bem geladinho... ou seja, a euforia tomou conta de mim. Também pudera, a saudade já estava de doer né minha gente!!!

Para recebê-lo, além da velha, porém não menos deliciosa, moqueca de peixe com camarão, que eu fiz no capricho para ele matar a saudade logo de chegada, eu preparei para o almoço de domingo, um prato diferente. Afinal, depois de tanto tempo sem provar da minha comidinha, eu precisava surpreendê-lo com algo novo não é? Para isso, eu escolhi o ragu, um molho cujo o nome vem do francês ragoût, muito usado, tanto na culinária italiana, quanto na francesa. Entretanto, foram os italianos que introduziram essa delicia na culinária brasileira. Tem como base a carne, e o vinho tinto que deixa o molho com um sabor super especial. Porém, pelo que andei pesquisando, esse molho pode ser feito de muitas maneiras (eu fiz do meu jeito) mas o grande segredo de um ragu delicioso, está em um bom caldo caseiro e no cozimento da carne, que deverá estar bem macia no final, a ponto de ser desfiada com um garfo, resultando assim, em um molho espesso e suculento, para servir sobre massas, polenta, ou até purês. E é mesmo um molho saborosíssimo viu? A aprovação foi geral aqui em casa.

Para quem quiser apostar na receita, se jogue e buon appetito!!!

Ingredientes
900g a 1k de músculo
50ml de azeite de oliva
1 cebola grande
4 dentes de alho
2 tomates maduros
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
3 xícaras (chá) de caldo de carne caseiro
1/2 xícara (chá) de coentro e salsa
1/3 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
Quanto baste de pimenta do reino moída na hora
Quanto baste de sal

Preparo
Limpe bem a carne, corte em pedaços de, aproximadamente, 5cm por 5cm e tempere com pimenta do reino, 1 dente de alho amassado, sal e um pouco do vinho (mais ou menos 3 colheres de sopa, só para dar uma marinada). Reserve. Corte a cebola em cubos e refogue com o azeite de oliva até levantar aroma. Acrescente o restante do alho, também picado aleatoriamente e deixe dourar um pouco. Adicione a carne e refogue até reduzir um pouco o liquido. Em seguida, acrescente o vinho e deixe evaporar o álcool. Adicione os tomates cortados em cubos, o extrato e o caldo de carne. Coloque a salsa e o coentro, picados grosseiramente. Cozinhe em fogo baixo, até a carne ficar bem macia, a ponto de ser desfiada com um garfo (se preferir, use a pressão por 50min. após o apito). Reserve. Nessa hora, coloque água no fogo para cozinhar a massa. Enquanto isso, triture todo o conteúdo do cozimento da carne, no liquidificador e volte a mistura ao fogo (se necessário, acrescente mais extrato de tomate para encorpar o molho), retifique o sal, adicione a carne desfiada, misture delicadamente e deixe ferver um pouco para incorporar o sabor. Coloque as folhas de manjericão e desligue o fogo. Reserve. Verifique se a água está fervendo. Se estiver, adicione o fettuccine, um pouco de sal e cozinhe até ficar al dente. Após o cozimento, escorra a massa, transfira para uma travessa e sirva acompanhada do ragu bem quente.













Nenhum comentário: