sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Salmão no forno com ervas


Hoje eu tive duas convidadas super especiais para o almoço aqui em casa: minhas irmãs Taninha e Dea. Ainda que tenha havido uma lacuna, pela ausência de Dio (outra irmã), que não pode estar presente por conta dos seus compromissos de trabalho, a nossa farra foi bem divertida e gostosa.

Claro que levei dias ansiosa, tentando elaborar algo que fosse eclético e ao mesmo tempo clean, com pratos que agradassem minhas comensais, mas o resultado valeu cada dose de estresse :). Por fim, depois de futucar bastante minha caixa mágica (onde guardo meus cadernos, livros e revistas de receitas), procurando idéias para deixar o nosso almoço bem saboroso, acabei optando por dois tipos de pratos: um lombo na cerveja, com molho de tomates pelados e um salmão de forno com ervas. Para acompanhar, eu fiz salada de batatas ao creme, mix de folhas com tâmaras e feijão fradinho refogado. Além disso, dei uma caprichada na arrumação da mesa, e até arrisquei um trabalho manual, fazendo um porta guardanapo, que ficou super fofo!!

Devo dizer que, pela quantidade de suspiros ....hummmmm, que pairaram sobre os pratos, eu acertei em cheio no menu, inclusive na sobremesa, um delicioso pudim de iogurte, que fez Taninha sair da dieta e repetir a guloseima.



Mas confesso que o destaque maior ficou por conta do salmão, que estava de comer rezando.

Olha só como eu fiz.

Ingredientes
1k de filé de salmão (aproximadamente)
1 limão pequeno
3 dentes de alho cortados aleatoriamente
1/2 xícara (chá) de ervas variadas (alecrim, salsa,coentro,hortelã)
2 cebolas cortadas em pétalas
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de sal

Preparo
Faça uma marinada com o sumo do limão, as ervas, pimenta branca, azeite de oliva e sal. Reserve. Lave o salmão e envolva-o com a marinada reservada. Deixe na geladeira até a hora do cozimento. Forre o fundo de uma assadeira, ou refratário, com as cebolas, regue um pouco de azeite de oliva e deite sobre elas o salmão, com a pele voltada para baixo. Espalhe os alhos, regue mais azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 200º por, aproximadamente, 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel e deixe no forno até reduzir um pouco o líquido. Sirva em seguida.


2 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmm!!! parece uma delícia! vou fazer.

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Olá anônimo!!

Prazer tê-lo em meu blog. Essa receita é mesmo muito gostosa, vc não vai se arrepender.

Abraços