terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Torta de frutas com strogonoff doce



A torta que eu fiz no meu trabalho, para o lanche da tarde do pessoal, causou furor. Foi uma trabalheira só, mas valeu o resultado.

Quem me conhece sabe que eu sou uma formiguinha, mas também não me apeteço por qualquer coisa, além do que, se é para dar vez à balança, que seja por algo que valha a pena né gente? e essa torta é a tal, daquelas que dá água na boca só de olhar.

Fazer essa torta dá mesmo um pouco de trabalho, é verdade,  mas, se as formiguinhas de plantão fizerem vista grossa para a canseira, podem colocar a mão na massa que não irão se arrepender viu?

Anota aí!!!

Ingredientes da massa
400g de manteiga
400g de açúcar refinado
6 ovos
300 ml de leite
500g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico

Preparo
Bata o açúcar e a manteiga até ficar um creme. Adicione as gemas, uma a uma, batendo bem. Fora da batedeira, acrescente a farinha, intercalando com o leite. Adicione o fermento, em seguida as claras em neve e envolva delicadamente. Transfira a massa para uma assadeira untada e polvilhada e asse em forno preaquecido a 180º até o teste do palito.

Strogonoff
2 latas de leite condensado
2 latas creme de leite (sem o soro)
2 gemas
50g de manteiga

Preparo
Em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado, as gemas e cozinhe em banho Maria, mexendo sempre até encorpar, porem sem deixar ferver. Acrescente o creme de leite e misture vigorosamente. Reserve.

Recheio de frutas
1 manga
3 ameixas frescas
3 pêssegos em calda
3 goiabas em calda
3 rodelas de abacaxi em calda
1 cacho (pequeno) de uva verde
3 colheres (sopa) de açúcar (aproximadamente)
50 ml de cointreau - licor à base de laranjas - para flambar (não usei)

Preparo
Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo. Quando começar a dissolver, adicione as frutas cortadas em cubos pequenos, e deixe ferver. Acrescente o cointreau (se for o caso) e flambe. Acrescente um pouco de água, para formar calda e mantenha em fogo baixo até que as frutas fiquem bem cozidas. Em seguida, coe, mas não descarte o caldo, utilize-o para  molhar a torta, Reserve.

Cobertura
Strogonoff doce
Frutas variadas
Gel de brilho

Montagem da torta
Espere o bolo esfriar, desenforme e divida em dois ou três discos (dependendo da altura do bolo). Transfira o primeiro disco para a base onde será montada a torta e molhe com a calda das frutas que foi reservada. Espalhe uma quantidade generosa do strogonoff sobre o disco, coloque por cima uma porção do recheio de frutas, cubra com o outro disco e assim, sucessivamente ate o último disco. Por último, regue com a calda e cubra a torta com o restante do strogonoff. Decore com as frutas restantes, laminadas e finalize com o gel de brilho.

Dicas
. faça o bolo de um dia para o outro e guarde-o na geladeira, para que fique firme e facilite os trabalhos de corte e manuseio.
. se desejar uma torta mais uniforme e molhadinha, recorte as laterais para retirar as partes ressecadas do bolo
. para um acabamento ainda mais bonito, cubra as bordas e as laterais da torta com nozes picadas
. para evitar que se desmoronem, por conta do peso, dê um espaço de + ou - um dedo, da extremidade até o centro do bolo, para iniciar a decoração com as frutas

Nenhum comentário: