domingo, 4 de janeiro de 2015

Salada de lentilha com kiwi


Duas coisas eu não abro mão no último dia do ano: fazer uma carta para Deus - aprendi essa prática com minha querida amiga Graça há alguns anos e, desde então, nunca deixei de praticar - agradecendo por tudo de bom que aconteceu no ano que está acabando, renovando os pedidos que eu desejo ver realizado no ano que está chegando e, na hora da virada, comer algo que, segundo a lenda, traz saúde... paz... harmonia... prosperidade... fartura... pra deixar a vida mais leve, né não? Pode ser só superstição, mas eu procuro não dar colher de chá ao mau agouro, eu hem?

Ao contrário do Natal, que foi uma comilança só, a virada do ano aqui em casa foi super minimalista. Com meu público restrito ao maridão, nossa ceia foi regada a uma saladinha de lentilha para garantir fartura, um pernil assado, mesmo que bem pequenininho, para atrair sorte, e um brinde com suco de uva, já que não somos chegados a bebida alcoólica.

Essa salada é uma opção bem legal e gostosa para aqueles que, como eu, gostam de atrair boas vibrações e fazer valer a lenda.

Boa sorte e degustem essa salada com o pensamento voltado para tudo que desejam alcançar no ano novo, tá bom?

Ingredientes

Salada
250g de lentilha
150g de queijo mussarela cortado em cubos
150g de presunto defumado em cubos
3 kiwis cortados em cubos
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
1/2 pimentão verde cortado em cubos
1 maçã cortada em cubos pequenos
10 azeitonas

Molho
4 colheres de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de ketchup
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal

Preparo
Cozinhe a lentilha em água e sal. Escorra-a, coloque em um recipiente, junte as frutas, os legumes e reserve. Misture os ingredientes do molho e envolva a salada com ele. Leve à geladeira até a hora de servir.

Nenhum comentário: