sábado, 31 de janeiro de 2015

Salada de batata com atum


Se não tomarmos cuidado, comidas viram clichés. Alguns certamente irão lembrar da fase da cuba libre invadindo festas e barzinhos, do strogonoff nos almoços e jantares, dos temakis e crepes que infestaram a cidade... e tantas outras que nos fizeram despertar paladares maravilhosos. Mas, como tudo tem seu tempo, passaram, até porque chega uma hora que cansa né? Estou falando isso, porque outro dia, fuçando minha caixa mágica (onde guardo minhas receitas) a procura de uma ideia para o Natal, me deparei com uma revista de receitas de saladas e minha imaginação voou longe...lembrei de um tempo em que eu encasquetei com uma salada de camarão  - pra falar a verdade, sou apaixonada por camarão, e essa é uma salada super gostosa, com isso, não dava outra, quando tinha algum evento, lá estava eu carregando à tiracolo a tal saladinha - eu fiz tantas vezes nas reuniões de família, que cansou. Não posso negar que é uma salada que cai super bem nos eventos, agrada tanto, que fica até difícil exclui-la totalmente do cardápio, mas resolvi dar um tempo, alias, um longo tempo. De lá pra cá dei uma evoluída no cardápio... busquei novos pratos... coloquei na mesa novas ideias....e a minha saladinha caiu no esquecimento, tadinha! Isso já faz tanto tempo, que nem lembro a última vez que eu fiz uma salada de camarão!

Embora deliciosa, minha antiga salada estava fora do script para a ceia de Natal na casa da minha sogra, até porque eu não queria nada que me desse muito trabalho. Fora o fato de que meu filho gosta demais de atum, e ele era peça chave nesse Natal, sem dúvida esse foi o principal motivo que me levou a fazer essa salada de batata com atum, pois além de gostosa, é super rápida de preparar. Só precisei dar um upgrade na apresentação, para deixá-la mais charmosa, afinal, era ceia de Natal, né gente? e a ideia de colocar a salada dentro de uma grande caixa de empadão, foi uma combinação que deu super certo e deixou o prato com um visual incrível!!

Salada de batata com atum quase não tem receita, mas não se preocupem que eu vou passar tudo direitinho ok?

Ingredientes

Caixa de empadão
200 g de manteiga
3 gemas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de vinagre de álcool
Farinha de trigo até soltar das mãos (400g aproximadamente)

Salada
1 1/2 kg de batata inglesa cortada em cubos
3 latas de atum 
3 maçãs cortadas em cubos
1 pote pequeno de maionese
500g de ervilhas frescas
1 cebola bem picadinha
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã (opcional)
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de cebolinhas picada
Quanto baste de pimenta branca 
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal


Preparo

Caixa de empadão (para a base) 
Junte todos os ingredientes e amasse com as pontas dos dedos até soltar das mãos. Faça uma bola, envolva-a em um plastico e leve à geladeira por, no mínimo, trinta minutos para firmar (pode fazer isso no dia anterior ao preparo da salada). Passado esse tempo, forre o fundo e a lateral de uma assadeira de fundo falso com a massa, faça vários furos com um garfo e asse em forno preaquecido a 180º até dourar. Depois de fria, desenforme, passe para uma travessa e reserve.

Salada
Cozinhe as batatas em água fervente e sal, mas não deixe cozinhar demais. Escorra e reserve. Enquanto esfria um pouco, cozinhe as ervilhas em água fervente por 3 minutos (após o cozimento, escorra a água). Feito isso, junte todos os ingredientes e misture. Em seguida coloque a salada dentro da caixa de empadão reservada, espalhe delicadamente e decore como preferir.

Dicas
- para desenformar a caixa, basta colocar a forma sobre um pote de vidro e, com bastante cuidado, puxe para baixo, até que a parte do aro solte completamente. Depois, com as duas mãos, transfira a caixa para a travessa em que será servida. 
- se preferir uma salada bem geladinha, coloque na geladeira (só a salada) e, quando estiver  próximo à hora de servir, monte conforme a receita.

Nenhum comentário: