quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Peru assado com espumante e pessego


Por mais que a gente exercite o equilíbrio, a compreensão, a paciência, algumas situações parecem vir de encomenda, só para mostrar que ninguém é de ferro, não é não? Primeiro, tive um problema com a operadora da internet e fiquei dias sem poder acessar o blog. Depois o meu computador, do nada, resolveu descansar, simplesmente dormiu sem me dar tempo, sequer de passar por aqui, para desejar um Feliz Natal (eu sei que abuso dele, mas justo no Natal!!!). Só hoje, sem mais nem menos, acordou. É, ou não é, pra ficar chateada?

Fazendo um apanhado de como foi meu final de ano, eu posso dizer que sobrevivi, até porque, esses contratempos talvez tenham sido apenas desculpas para voltar minha atenção para o fato mais importante dos últimos dias: a chegada de meu filho (lindo!!!) para passar o Natal com a gente. Isso sim foi maravilhoso!!! Pena que passou como um cometa... mas valeu, pra matar a saudade que já estava além da conta.

Para comemorar o Natal com o filhão por perto, eu não poupei esforços. No dia 24, encostei a barriga na beira do fogão pela manhã, e só saí no final da tarde. Fiz uma rosca linda, uma salada de atum (ele adora) numa montagem bem diferente, e um peru que, eu tenho que admitir, foi o centro das atenções e caiu no gosto da família inteira, bom né? Precisava mesmo me redimir, já que o último peru que eu fiz (isso faz alguns anos) não deixou boas lembranças, foi um fiasco!! Graças a Deus que o tempo passa, né gente? dessa vez eu contei com um pouco mais de experiência, lancei mão de alguns artifícios e dei ouvidos a uma dica pra lá de interessante, do meu chef - Pedro - que deixou meu peru de Natal bem macio e saboroso.

Espero poder postar as três receitas aqui, se meu computador não dormir novamente claro!!! mas hoje é a vez do peru. Fiquem atentos, vou passar tudo direitinho pra vocês tá bom?

2015 já chegou!!! Feliz Ano Novo minha gente!!

Ingredientes
1 peru temperado de 4 a 5 quilos

500 ml de espumante de boa qualidade
1 lata de pêssego em calda
2 colheres (sopa) de manteiga

4 dentes de alho picado
1 colher (sobremesa) de alecrim desidratado

1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de salsa picada
2 folhas de louro
Quanto baste de sal
1 xícara (chá) de azeite de oliva
2 cebolas médias cortadas em quatro

Preparo
Descongele a ave na geladeira (isso dura uns três dias). Lave o peru por dentro e por fora, sem retirar a pele. Com a ponta dos dedos, desprenda a pele da carne, sem rasgar e passe manteiga entre uma e outra, espalhando por todo o corpo da ave, inclusive internamente. Reserve. Junte o espumante com as ervas, o azeite de oliva e metade da calda de pêssego. Envolva o peru com essa marinada, por dentro e por fora (entre a pele e a carne também) e deixe descansar por umas duas horas na geladeira. Depois, transfira-o para uma assadeira, coloque as cebolas no interior da ave, cubra com papel alumínio e cozinhe em forno médio até ficar macio, lembrando levantar o papel de vez em quando e regar o peru com o caldo. Após o cozimento, retire o papel (
se necessário, com o auxilio de uma concha, tire o excesso de caldo que se formou com o cozimento, mas não descarte), espalhe as cebolas em volta do peru e deixe dourar, sempre regando com caldo. Uns vinte minutos antes de sair do forno espalhe os pêssegos na assadeira e conclua o cozimento. Quando dourar, retire o peru do forno, coloque-o em uma travessa, regue-o com uma boa quantidade de calda de pêssego (dica do chef) e decore como preferir. 

Dicas:
·
durante o tempo em que estiver dourando, regue o peru a cada dez minutos com o liquido do cozimento (pode usar o caldo reservado, se for preciso), até finalizar, para evitar que resseque.
· para um cozimento mais rápido, coloque o papel alumínio com o lado brilhante voltado para dentro
· retire o peru do forno assim que dourar, para evitar que a carne fique ressecada com o calor do forno.  
. para um melhor resultado, feche bem o papel alumínio na hora do cozimento. Se durante o processo,  por algum motivo o papel rasgar, troque-o.  

Nenhum comentário: