sábado, 15 de novembro de 2014

Pão de batata doce (semi-integral)


Se tem uma coisa que eu não consigo resistir, é um pãozinho gostoso. Pode ser doce, salgado, de leite, de milho, de queijo, árabe...na verdade o tipo é o menos importante, fico mais atenta mesmo em saber como ele foi feito, porque se eu cismar com a padaria já viram né, quem me conhece sabe, eu não como o pão do lugar nem a pau!! - por isso eu fiz tanta questão de aprender a misturar a massa e fazer o meu pãozinho em casa - fora isso, ele só tem que tá gostoso e clarinho (não gosto de pão muito torrado). O que eu sei é que, enquanto muitos não resistem a uma fruta no café da manhã (e estão certissimos), eu me acabo nas calorias do abençoado pão nosso de cada dia. Mas uma coisa eu garanto, não fico sozinha nessa roda não viu? tenho um maridinho que vive passando longe dessas tentações, mas só até umas horas, afinal ninguém resiste por muito tempo um cheirinho de pão assando, ainda mais quando esse cheiro sai do forno de casa não é mesmo?

A receita original não é semi-integral (eu que optei por fazer assim) quem me passou foi Edimeia, uma colega do trabalho, que embora não ande se metendo na cozinha, também gosta de botar a mão na massa de vez em quando. Agora, eu devo confessar que, quando ela me disse que esse pão era uma delicia, eu não imaginei que faria tanto sucesso!!

Experimentem também!

Ingredientes
300g de farinha de trigo
200g de farinha de trigo integral
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
200g de batata doce cozida e amassada
150 a 180ml de leite morno
6g de sal

Preparo
Unte uma assadeira com óleo e reserve. Misture os ingredientes na ordem acima, tendo o cuidado de colocar o leite aos poucos, para não umedecer demais a massa, e o sal só deve ser acrescentado quando tudo já estiver misturado, para não comprometer a fermentação. Sove bem até que fique uma massa lisa, sem grudar nas mãos. Tome pequenas porções da massa, forme bolinhas e coloque na assadeira reservada ou, se preferir, em uma forma de bolo inglês, também untada. Deixe descansar até que cresça. Passado esse tempo, pincele cada pãozinho com gema e asse em forno preaquecido a180º até dourar.

Dicas:
- os pãezinhos podem ser recheados com o ingrediente de sua preferência, como ameixa, pedaço de queijo, requeijão cremoso, etc.
- para um bom resultado, não esquente muito o leite, ele deve estar levemente morno
- se tiver uma maquina de fazer pão, coloque na opção massa, quando parar de bater, desligue a maquina, retire a massa, forme os pãezinhos e continue os procedimentos conforme a receita.
aqui com recheio de ameixa


Nenhum comentário: