sábado, 8 de novembro de 2014

Sardinha na pressão com um toque picante

 

Neste sábado eu fui praticamente seduzida por um pedido super carinhoso do maridinho: dá pra preparar uma sardinha na panela de pressão pra mim? Atendi ao pedido meio sem ânimo. É que eu já havia feito essa sardinha há algum tempo e o resultado não tinha sido nada interessante, pelo menos pra mim, achei que ficou tão enjoativa... não pretendia fazer novamente.

Quem é mesmo louco por sardinha aqui em casa é meu marido, por isso nem vale dizer o tanto que ele comeu né gente? mas devo reconhecer que esse peixe tem me surpreendido a cada dia. Ou será que sou eu que estou aprendendo a lidar com ele? tanto faz. O que eu posso adiantar é que dessa vez a minha sardinha na pressão tirou qualquer impressão negativa que eu tinha dessa preparação.

A pimenta calabresa deu um toque bem legal mas, aqueles que não gostarem de sabor picante, sintam-se à vontade para excluí-la dessa tá?

Ingredientes
800g de sardinha tratada (inclusive sem a espinha central)
2 limões
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 cebolas
2 tomates
1 pimentão

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de pimenta calabresa
300g de polpa de tomate
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de cebolinhas picada
Quanto baste de coentro picado

Preparo
Tempere as sardinhas com uma marinada preparada com o alho, sumo de um limão, sal, um pouco de coentro e cebolinha picados e azeite de oliva. Deixe na geladeira até a hora do cozimento. Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas, assim como os tomates e o pimentão. Reserve. Misture a pimenta calabresa com a polpa de tomate e reserve. Tire a sardinhas da geladeira. Em seguida, pegue a panela de pressão, coloque azeite de oliva e deixe esquentar um pouco. Deite sobre ele rodelas de tomate, pimentão, cebola, a folha de louro, regue parte da polpa e espalhe por cima algumas sardinhas. Cubra com mais cebola, pimentão, tomate, azeite, polpa de tomate, Repita a operação até que termine as sardinhas. Finalize com azeite, sumo de limão, coentro e cebolinha. Cozinhe na pressão por, aproximadamente, 30min (após o apito) em fogo baixo, ou até as espinhas estejam bem cozidas.

Nenhum comentário: