domingo, 23 de novembro de 2014

Bacalhau fresco colorido


A carne de peixe não faz muito a minha cabeça, eu como mais em moqueca, mas o que me atrai mesmo é o azeite de dendê e não o peixe em si. Já meu marido, que é adepto de uma alimentação mais saudável, a cada dia está se revelando um super apreciador dessa carne. Com um incentivador desse em casa, venho tentando sensibilizar minhas papilas gustativas a valorizar um pouco mais o sabor peculiar dos peixes, o que deixa claro que estou progredindo tá gente?

Para fazer esta receita, eu optei pelo bacalhau fresco, que além de ter um preço bem mais acessível (o salgado está pela hora de morte), eu estava numa correria só e precisaria de mais tempo para dessalgar o seco. E querem saber? não me arrependi nadinha, eu fiz em dois tempos, agregou sabor sabor rapidinho e ficou bem suculento.

Espero que vocês gostem tá?

Ingredientes
1 k de bacalhau fresco
1/2 pimentão vermelho cortado em rodelas
1/2 pimentão verde cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
2 dentes de alho bem picados
2 ovos cozidos cortados em rodelas
2 batatas inglesas cortadas em rodelas
1/3 xícara (chá) de polpa de tomate
1/2 xícara (chá) de caldo de legumes ou água (aproximadamente)
1 limão grande
Quanto baste de azeitonas pretas
Quanto baste de coentro
Quanto baste de cebolinha
Quanto baste de sal

Preparo
Retire a parte baixa (guarde para outras preparações) e deixe só o lombo do bacalhau. Lave, corte em pedaços retangulares grandes, tempere com alho, pimenta branca, azeite de oliva, sumo de 1 limão e sal. Deixe descansar um pouco para tomar gosto. Enquanto isso, cozinhe as batatas em água fervente por 3 minutos, aproximadamente. Em seguida, escorra as batatas, envolva-as com óleo, espalhe em uma assadeira e asse em forno médio até dourar. Reserve. Faça o molho. Para isso, refogue a cebola no azeite de oliva, em seguida acrescente os pimentões, as azeitonas, depois a polpa e o caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo para que os pimentões fiquem macios e o caldo esteja reduzido um pouco. Coloque sal, se necessário, finalize com coentro e cebolinha. Reserve. Coloque os ovos para cozinhar. Enquanto isso, deite os pedaços de bacalhau em azeite de oliva quente e deixe que cozinhe no próprio caldo (se fizer uma crosta ainda melhor). A seguir, transfira o peixe para um recipiente, cubra com o molho, distribua por cima as batatas, os ovos um pouco de coentro picado, regue azeite de oliva e sirva em seguida.

Dicas:
- deixe para colocar o sal do molho no final do cozimento, pois as azeitonas já contem sal
- para reduzir um pouco o sal das azeitonas, deixe-as em um recipiente com água por, aproximadamente, uma hora, antes de usá-las.

Nenhum comentário: