sábado, 11 de outubro de 2014

Cortadinho de abóbora com quiabo


Desde que me entendo por gente esse prato faz parte da minha alimentação. Na casa da minha mãe ele era tão frequente que, se demorasse muito a aparecer á mesa, todo mundo estranhava. Alias, era assim: sempre que tinha bife de fígado, isso era praticamente toda semana, lá estava ele de coadjuvante, complementando o trio de acompanhamentos junto ao feijão e ao arroz, numa combinação perfeita, podem acreditar!!

Um namoro assim, tão fiel, tinha mesmo que perdurar. Quando casei passei a fazer o cortadinho de abóbora com quiabo na minha casa, meu filho cresceu comendo esse cortadinho e até hoje, vira e mexe, eu preparo.

Já não sigo mais à risca a combinação da minha mãe, até porque faz um tempinho que não faço fígado. Hoje por exemplo, eu e meu marido comemos o cortadinho acompanhando um lombo paulista. Pra mim, cai super bem também.

Experimentem fazer! é super prático e gostoso.

Ingredientes
450g de quiabo
450g de abóbora
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 pimentão picado (opcional)
80ml de azeite de oliva (aproximadamente)
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de sal

Preparo
Corte o quiabo em rodelas, mais ou menos da largura do dedo mindinho (uns 3,5cm). Corte a abóbora no tamanho proporcional ao do quiabo. Junte os dois e reserve. Refogue o alho e a cebola e o pimentão (se for usar) no azeite, adicione caldo de legumes caseiro, ou água e coloque os legumes reservados. Cozinhe até que fiquem macios. Finalize com coentro e hortelã picados.

Dica:
- se desejar dar ao prato uma versão não vegetariana, acrescente pedaços bem pequenos de carne de sertão (aferventada em três águas), para cozinhar junto aos legumes - nesse caso deixe o sal para o fial -

só esse colorido já dá agua na bola
,

2 comentários:

Ana Carolina disse...

Ficou muito saboroso. Fiz e minha mãe adorou.

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Ana! Fico feliz que tenha gostado! Obgda pelo comentário e volte sempre!