segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Salada no pão folha


Ai gente, eu sei que estou sendo repetitiva mas não posso deixar de citar São Paulo, onde estive com os pés fincados por oito dias.

A predominância da população japonesa é notória na cidade paulistana, mas os povos do Oriente Médio também acharam espaço por lá, tanto que exitem muitas casas e restaurantes árabes e libaneses. Foi fuçando em uma dessas casas, um empório libanês, que comprei um pão dobrado como um papel, que eles chamam de pão folha. Eu já conhecia esse tipo de pão, só que em formato diferente e não tão grande!!! Essas coisas são um prato cheio para pessoas como eu, que adoram a possibilidade de elaborar uma receitinha, tô mentindo?

No caminho para casa eu fui desenhando na mente a minha façanha, até porque eu faço algo parecido, a diferença é que, ao invés desse pão folha eu uso um, conhecido aqui em salvador como pão árabe, que também fica muito bom. Vasculhei a geladeira buscando tudo que precisava para fazer uma boa salada e dei asas à imaginação. O restante ficou por conta do pão folha, que se encarregou de transformar a minha salada em um prato bem interessante para atingir o alvo principal de uma mãe cheia de saudades: o filhão!

É uma refeição e tanto, porém super leve. Vale a pena experimentar hem!

Ingredientes 

Salada
5 pães folha libanês
100g de peito de peru defumado cortado em tiras
100g de queijo mussarela cortado em tirar
200g de morangos fatiados
1/4 de xícara (chá) de alho poró fatiado bem fininho
2 tomates grandes cortados em tiras finas
1/2 pimentão vermelho cortado em tiras
1/2 pimentão amarelo cortado em tiras
1 cenoura ralada no ralo grosso
06 folhas de acelga

Molho
1/3 de xícara (chá) de mostarda
1/3 de xícara (chá) de ketchup
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro, salsa, cebolinha
Quanto baste de sal

Preparo
Coloque todos os ingredientes da salada em um recipiente e reserve. Faça o molho em uma vasilha à parte, junte à salada reservada e misture bem. Em seguida, abra cada folha do pão, espalhe sobre ela uma porção caprichada da salada e enrole, como uma panqueca, tendo cuidado de dobrar as extremidades. Corte ao meio e sirva.

2 comentários:

Flaviana disse...

Hum, adoro! Se não tiver pão folha, dá pra substituir por panqueca Telminha?

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Flavi!!

Sumiu hem? Panqueca...não sei, pode ser uma alternativa interessante, mas aqui em Salvador tem o pão sirio, não é tão grande, mas dá pra fazer legal. Vende em outros locais, porém a Perini é o lugar certo de vc encontrar

Saudades!!
Bjo