domingo, 3 de agosto de 2014

Pirão de leite


Pirão é um desses pratos pastosos que nós baianos apreciamos bastante, eu já disse isso aqui estão lembrados? E o pirão de leite marca presença nas mesas das casas e dos restaurantes daqui, como um dos acompanhamentos da carne do sol. Não vou dizer que eu seja amante do pirão de leite, para acompanhar carne do sol e carne de sertão frita eu prefiro mesmo é uma farofinha!!! mas ele tem seus encantos, tanto que, vira e mexe aparece em nossa mesa, é o acompanhamento predileto do meu filho e do meu marido, quando eu faço carne do sol aqui em casa. E, mesmo sem T por perto, eu não abro mão de preparar o pirão de leite para meu maridinho, ele gosta tanto!!

Como todo pirão, seu preparo não tem mistério.

Vejam aí!!!

Ingredientes
1 litro de leite
1/2 cebola bem picadinha
3 dentes de alho bem picadinho
1/2 cebola cortada em tiras
2 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca (acrescente mais, se necessário)
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta branca

Preparo 
Esquente o óleo, adicione a manteiga e frite o alho levemente. Junte a cebola picada e frite até ficar transparente. Acrescente o leite, o sal e, aos poucos, coloque a farinha, mexendo sempre, para não empelotar. Sem parar de mexer, deixe ferver e, se necessário, coloque mais farinha. Continue mexendo até soltar do fundo da penela. Em uma panela à parte, frite a cebola cortada em tiras na manteiga, até dourar e coloque sobre o pirão, na hora de servir.  Acompanha carne do sol frita.


Nenhum comentário: