segunda-feira, 28 de julho de 2014

Oba, pimenta!!


Dia desses, recebemos de presente do marido da minha cunhadinha xará, um monte de pimentas maravilhosas! Ele não só deu as pimentas fresquinhas, colhidas do seu quintal, como fez questão de preparar uma conserva no capricho, uma delícia!!!

Há quem ache a pimenta um ingrediente vilão para nossa alimentação, ou quem tenha verdadeiro pavor só em sentir o cheiro dessa frutinha. Pois eu, amante assumida da pimenta, tenho um chamego enorme por ela, desde sua cor (acho a pimenta linda), até o paladar. É obvio que não ando me excedendo na pimenta por aí, até porque suportar sua ardência tem limites, e é certo que, como qualquer alimento ingerido exageradamente, pode passar de mocinho para vilão num piscar de olhos, mas gosto muito de colocar uma pitada desse ingrediente picante em minha boca.

Segundo especialistas, se enumerarmos os nutrientes da pimenta vermelha, comeríamos uma todos os dias, para absorvermos tudo que ela tem de bom. Possui vitamina A, E e C, ácido fólico, potássio, zinco e propriedades antioxidantes. Portanto, pasmem!!! auxilia na prevenção de gripes e resfriados, no fortalecimento dos ossos, retarda o envelhecimento das células...ou seja, só faz bem.
 
Aqui em Salvador o consumo de pimenta é muito comum e existem mil formas de apresentá-la, desde em conserva, imersa em azeite de oliva; como molho do tipo lambão, muito comum no acompanhamento de moquecas e feijoadas; passando pelo molho de acarajé, frita no azeite de dendê; até inteira, como é o caso da pimenta de cheiro que é cozida dentro do sarapatel. Em nossa casa também é assim, com exceção do nosso filho, que está incluído no grupo dos anti pimenta, eu e meu marido não dispensamos uma pimentinha.

Para aqueles que apreciam, lá vai a receita de uma boa conserva de pimenta.

Ingredientes
250ml de azeite de oliva extra virgem
Pimentas variadas ( o suficiente para ficar imersa no azeite)
2 dentes de alho descascados
1 folha de louro

Preparo
Higienize as pimentas, retire o talo, enxugue-as e reserve. Retire um pouco do azeite da garrafa e adicione as pimentas (se forem muito grandes, corte-as ao meio). Acrescente os outros ingredientes e sacuda para misturar. Guarde em local fresco e utilize até acabar o azeite.

Dicas:
- à medida que o azeite for acabando, coloque mais e repita esse processo até que dure o efeito da pimenta, ou seja, mantenha a ardência
- quanto mais pimentas coloridas e variadas, melhor o efeito da conserva
- para uma conserva mais saudável, utilize sempre azeite extra virgem


Nenhum comentário: