quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Carne assada na cerveja preta regada ao molho de pimenta


Essa é uma daquelas muitas receitas que a gente aprende em um curso achando que nunca vai fazer,  mas que em algum momento parece vir a calhar.   

Lembram das pimentas que recebi de presente? Então, achei que seria interessante fazer um prato gostoso, usando esse ingrediente (a pimenta), para retribuir a gentileza. Para isso, futuquei livros, revistas e apostilas da minha caixa mágica (é onde guardo as minhas receitas), para ter uma ideia do que poderia fazer, embora eu soubesse que nem tudo seria seguido à risca. Aí, eu me deparei com a receita dessa carne com molho de pimenta que, como vocês podem imaginar, metade estava escrito e metade eu dei o meu pitaco. E poderia ser diferente? 

Quando eu fiz a carne para dar de presente, meu marido, grande incentivador dessa minha façanha, provou e achou o sabor o máximo, ficou com água na boca. Por isso, nada mais justo que eu aproveitasse o último domingo, Dia dos Pais, para preparar o prato que ele gostou tanto. Acertei em cheio!!! com a carência que ele estava pela distância do nosso filhão, só mesmo uma comidinha bem gostosa para minimizar tanta saudade.

Uma coisa eu devo dizer: esse prato é super rápido de preparar, mas o cozimento exige um pouquinho de paciência tá bom? em compensação, o resultado vale cada segundo de espera.    

Espero que gostem!!!

Ingredientes
Carne
2,500kg de filé especial (numa única peça)
1 cerveja preta long neck
5 dentes de alho bem picados
3 cebolas cortadas em quatro
3 cebolas picadas
3 colheres de chá de alecrim
Quanto baste de sal
Quanto baste de azeite de oliva

Molho de pimenta
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picados
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
400g de polpa de tomate
3/4 de xícara (chá)  de vinagre
1 pimenta de cheiro
10 pimentas malagueta
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de sal

Preparo
Carne
Limpe a carne e tempere com alho, azeite de oliva e sal. Deixe descansar na geladeira por, aproximadamente, uma hora. Passado esse tempo, transfira a carne para uma assadeira, cubra com a cerveja, espalhe por cima o alecrim e as cebolas picadas. Coloque em volta as cebolas cortadas em quatro, regue mais um pouco de azeite de oliva, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180º para cozinhar, até que fique macia (aproximadamente 3 horas). Quando estiver cozida, retire o papel e asse até dourar. Por fim, passe a carne para uma travessa, distribua as cebolas em volta e sirva regada ao molho de pimenta a seguir.

Molho
Triture a pimenta com o vinagre, coe, descarte as cascas e sementes e reserve o líquido. Refogue o alho no azeite até dourar levemente. Acrescente a cebola e doure mais um pouco. Em seguida coloque a polpa de tomate e ferva. Adicione 1/2 xícara (chá), aproximadamente, do caldo que se formou com o cozimento da carne e deixe no fogo até encorpar. Acrescente o líquido da pimenta reservada aos poucos, até que fique na ardência desejada. Verifique o sal e reserve. Finalize com coentro picado e espalhe sobre a carne assada, assim que sair do forno, ou sirva à parte para que cada um coloque conforme o gosto.

Dicas:
- se depois de assada, ainda ficar muito caldo na assadeira, retire uma parte, congele e utilize na preparação de molhos
- ao retirar o papel alumínio, regue um pouco de azeite de oliva na carne antes de assar


Nenhum comentário: