sábado, 19 de julho de 2014

Rabada ao molho com agrião



Quando meu marido sugeriu que eu fizesse uma rabada para o nosso almoço de sábado, eu topei na hora!!! Fazia algum tempo que andava com umas ideias na cabeça e não via a hora de misturar os temperos, me juntar às panelas e embarcar nessa deliciosa preparação. Mas confesso que, mesmo tomada pela euforia e cheia de energia, fiquei surpresa com o resultado: ficou deliciosa!!!

Vocês sabem, pratos como esses não tem graça, se saboreados em pouca companhia. Por isso, foi fundamental a presença da minha cunhada Rosângela e seu marido, um português super gente fina, apaixonado por nossa terra e, para minha surpresa, louco por rabada.

Esse é o tipo de prato que jamais faria com meu filho por aqui, porque ele não suporta carne com osso, por outro lado, não fosse isso, aposto que ele iria gostar, principalmente pelo pirãozinho...hummm, que ele adora!!!

Bem, eu fiz assim:

A rabada
Ingredientes 
3k de rabada de boi
2 cebolas grandes cortadas em cubos
7 dentes de alho picados
150g de bacon em cubos
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
1/2 pimentão cortado em cubos
3 colheres (sopa) de vinagre
Quanto baste de azeite de oliva 
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta do reino moída
Quanto baste de cheiros verdes (coentro, hortelã e cebolinha)

Preparo
Limpe a rabada, retirando todo excesso de gordura, lave bem e tempere-a com 3 dentes de alho picados, sal, pimenta cominho, 2 colheres de sopa de vinagre e azeite de oliva. Deixe assim por uma hora na geladeira. Enquanto isso, frite o bacon, sem deixar torrar e reserve, descartando a gordura que se formou com a fritura. A seguir, em uma panela à parte, refogue o restante do alho, a cebola, o pimentão - nessa mesma ordem - no azeite, até dourar levemente. Acrescente o extrato, o bacon reservado e a outra colher do vinagre. Deite os pedaços da rabada nesse tempero e refogue bastante. Adicione, caldo de legumes ou de carne (caseiro) ou, no último caso, água e cozinhe até ficar bem macia. No final do cozimento,  deverá ter caldo suficiente, para fazer o pirão. 

Á parte, faça o molho assim:

O molho
Ingredientes
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de extrato de tomate
3 conchas do caldo da rabada
1 maço de agrião cortado em pedaços grandes
Quanto baste de sal
Quanto baste de açúcar para quebrar a acidez
Quanto baste de hortelã picada
Quanto baste de coentro picado

Preparo
Frite levemente o alho no azeite, acrescente a cebola e deixe dourar. Adicione o extrato, o caldo da rabada e cozinhe até que fique um molho encorpado. Equilibre a acidez com o açúcar, acrescente o sal, a hortelã e o coentro. Desligue o fogo e coloque o agrião. Sirva em seguida, sobre a rabada.

O pirão
Ingredientes
Caldo do ensopado
Farinha de mandioca para encorpar (soltar da panela)
Cheiros verdes

Preparo
Passe o caldo do ensopado para uma panela mais aberta, coloque farinha, aos poucos e misture sem parar até que solte do fundo da panela. Finalize com os cheiros verdes e sirva como acompanhamento da rabada. 

Dicas:
para que a rabada fique menos gordurosa, quando for limpar a carne, retire o máximo da gordura possível
- antes de fazer o pirão, reserve um pouco do caldo, assim, poderá utiliza-lo, caso de fique muito encorpado. O que não utilizado guarde, pois é um excelente caldo para muitas preparações.
- por ser uma carne mais dura, prefira a panela de pressão, para reduzir o tempo de cozimento da rabadada. 


o pirão também teve lugar de destaque na mesa

Nenhum comentário: