sábado, 21 de junho de 2014

Pão semi-integral com passas



Levei um tempo para acertar a fazer pão. Em compensação, depois que aprendi a colocar a mão na massa, nunca mais perdi o ponto. Claro que não virei uma expert, (ainda tenho muito o que aprender), mas é que hoje, estou menos temerosa ao fermento biológico, ingrediente que tenho um super respeito, por ser cheio de peculiaridades.

Essa é a receita do pão que eu faço normalmente. Porém, para deixá-lo mais nutritivo e menos calórico, eu substitui parte da farinha branca pela integral e o leite integral pelo desnatado.

Espero que gostem!!

Ingredientes
300g de farinha de trigo
200g de farinha integral
50g de açúcar
20g de fermento biológico seco
250ml de leite desnatado frio
50g de manteiga
1 ovo
10g de sal
150g de uvas passas pretas

Preparo
Coloque os quatro primeiros ingredientes em um bowl e misture com as mãos. Adicione o leite, a manteiga, o ovo e misture, sovando a massa. Acrescente o sal e sove ainda mais, até que a massa fique elástica e lisa. Em seguida, abra a massa, adicione as passas e misture. Unte uma assadeira com óleo, tome porções da massa e forme os pãezinhos. Distribua-os sobre uma assadeira untada, cubra com um plástico ou filme pvc e deixe descansar até dobrar de volume. Asse em forno preaquecido a 180º por, aproximadamente, 25 minutosou até corar levemente.

Nenhum comentário: