domingo, 1 de junho de 2014

Almôndega de soja recheada



Depois que meu filho decidiu respirar outros ares, tenho esquentado pouco a barriga na beira do fogão. Antes eu tinha um motivo a mais para deixar a comidinha nossa de cada dia, digamos um pouco mais colorida. Afinal, cozinhando para meu filho vai também um pedacinho do meu amor em cada prato, que ansioso, espera a primeira garfada, seguida de um palpite...um elogio... uma crítica. Agora, momentos como esses serão escassos, só mesmo quando nos encontrarmos em raras ocasiões, que certamente serão transformadas em especiais.

Bem, essa chorumela toda é para falar que, embora meu filho entrasse no embalo de comer soja, e até gostasse, o sabor desse vegetal ainda está ou estava (agora não sei o que ele anda comendo) começando a conquistar não só o seu paladar, como também o meu. Por isso, sem ele aqui em casa e meu publico restrito ao maridão, que de uns tempos para cá tem dado preferência a um cardápio mais saudável, a soja está mesmo invadindo a minha cozinha.

Hoje eu trago uma receita de almondega de soja recheada com queijo que ficou surpreendentemente gostosa.

Existem duas formas de preparar essa almondega: cozinhando os temperos como um refogado e depois misturando com a soja, ou assim como eu fiz.

Experimentem!!!

Ingredientes

Molho
2 cebolas cortadas em quatro
3 dentes de alho
4 tomates maduros cortados em quatro
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 caixinha de polpa de tomate
Ramos de salsa
Quanto baste de sal

Almôndega
1 xícara (chá) de proteína de soja
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho picado
1/2 pimentão verde picado
1 colher (sopa) de molho inglês
1 ovo
100g de queijo branco ou mussarela cortado em cubos
Quanto baste de orégano
Quanto baste de coentro
Quanto baste de hortelã
Quanto baste de sal
Farinha de trigo suficiente para dar liga

Massa
200g de espaguete
Quanto baste de sal
Água para o cozimento

Preparo 
Molho
Esquente o azeite e frite o alho levemente. Acrescente a cebola e deixe levantar aroma. Adicione os tomates, a salsa, e cozinhe bastante. Se necessário, coloque água. Deixe esfriar um pouco e liquidifique. Passe o triturado por uma peneira e volte para a panela. Ligue o fogo, acrescente a polpa de tomate e deixe ferver até encorpar. Reserve.

Almôndega
Ferva um litro de água e descanse a soja nela por 1 minuto. Em seguida, escorra-a e lave em água fria. Escorra novamente e esprema, apertando bem entre as mãos para sair toda a água.
Reserve. Misture todo o tempero, acrescente o molho inglês, o ovo levemente batido e a soja reservada. Envolva bastante. Adicione a farinha de trigo, aos poucos até que dê liga (vai ficar ainda um pouco grudenta, é assim mesmo). Unte uma assadeira com óleo e reserve. Passe óleo nas mãos, abra porções da massa na palma da mão, coloque um pedaço de queijo no meio e feche fazendo bolinhas (rende aproximadamente, sete almôndegas pequenas) e espalhe sobre a assadeira reservada. Asse em forno preaquecido a 180º até dourar. Logo após, com a ajuda de uma espátula, solte as almôndegas da assadeira e junte ao molho reservado. Prepare a massa.

Massa
Cozinhe o espaguete em água fervente e sal. Em seguida, escorra e transfira para um recipiente. Cubra com o molho e as almôndegas, servindo em seguida.

Dicas:
- caso deseje, ao invés de assar, cozinhe as almôndegas dentro do molho. Nesse caso, elas ficarão mais molinhas.
- se preferir, transfira as almôndegas para um refratário, espalhe o molho, salpique queijo ralado e volte ao forno para gratinar, deixando o prato ainda mais apetitoso. Nesse caso, sirva com talharim ao alho e óleo.

2 comentários:

Flaviana disse...

Oi Telminha, como está?
Seu filho está morando onde?
Apareça pra gente colocar a conversa em dia. Estava esperando a festa do Sesc, mas cancelaram... fiquei triste.
Beijos!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Oi Flavi!!!

Já gosto quando vc comenta aqui, assim, mato um pouco a saudade!!! Também fiquei triste com o cancelamento da festa, era a oportunidade de nos encontrarmos né? quanto ao filhote, nem me fale...é uma saudade...mas vou te ligar para conversamos um pouquinho.

Beijão!!!