sábado, 28 de junho de 2014

Panquecas de sardinha com pirão de aipim (sem preconceito!!!)


A sardinha é um dos peixes mais nutritivos e saudáveis. É rica em fósforo, calcio, potássio e Omega 3, além disso é super barata. Mas confesso que tudo isso, não foi suficiente para me atrair a esse peixe, embora ele sempre estivesse presente em nossa casa, trazido por meu marido, que super valoriza o sabor e a riqueza nutricional desse pescado.

Para atender ao pedido do maridinho, dei um basta no preconceito e preparei umas panquecas com recheio de sardinha e, imaginem só, acompanhadas com pirão de aipim!! Uma combinação que certamente, à primeira vista, farão os mais tradicionalistas, torcer o nariz. Mas acreditem, depois da primeira garfada, que atire a primeira pedra aquele que não se render ao sabor desse prato. Exclua dessa, quem não gosta de sardinha ou de pirão de aipim tá? Ainda assim, eu convido a experimentar - um recadinho para meu filho, que não é chegado a aipim e não tem a mínima atração por sardinha - porque até eu, que tinha muito preconceito em relação a esse peixe, me surpreendi com esse prato.

Vamos à receita? Espero que gostem!!
 
Ingredientes 
Massa
2 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de queijo ralado
Quanto baste de sal

Recheio
3 latas de sardinha com molho de tomate picante
1 cebola bem picada
1/4 de um pimentão picado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
200g de polpa de tomate
100g de ervilhas frescas
Quanto baste de coentro picado
Quanto baste de sal

Molho 
2 dentes de alho amassados ou bem picados
1 cebola bem picada
2 tomates maduros bem picados
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
200g de polpa de tomate
200g de creme de leite
Quanto baste de sal
Quanto baste de salsa picada
Quanto baste de orégano

Purê
1k de aipim cozido e amassado
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
Quanto baste de sal

Preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa até ficar bem homogêneo. Esquente uma frigideira média, unte com azeite de oliva, coloque porções da massa, espalhando por toda a frigideira e frite em fogo médio. Reserve. Enquanto isso, prepare o recheio. Abra as latas, separe as sardinhas do molho e coloque-as em um recipiente (reserve o molho) e quebre-as um pouco e reserve. Esquente o azeite e frite a cebola até dourar. Adicione o pimentão e refogue um pouco. Acrescente o molho reservado, o coentro picado, a polpa de tomate, as ervilhas e deixe reduzir um pouco (se necessário coloque um pouquinho de água). Retifique o sal e pronto. Reserve. Para o molho, frite o alho no azeite até levantar aroma. Adicione a cebola e doure-a. Acrescente os tomates, a polpa e cozinhe em fogo baixo. Finalize com o restante dos ingredientes e desligue o fogo. Em seguida, espalhe um pouco desse molho em um refratário e reserve. Pegue os discos das panquecas, coloque um pouco do molho com ervilha, por cima uma porção de sardinha, feche como um rocambole e vá colocando no pirex reservado. Continue o processo até terminar os ingredientes. Cubra com o molho rosê, salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Para preparar o purê, misture o aipim, o leite, a manteiga e leve ao fogo, misturando sempre até encorpar. Adicione o restante dos ingredientes, retifique o sal e  finalize com queijo ralado. Sirva como acompanhamento das panquecas.







Nenhum comentário: