domingo, 27 de abril de 2014

Sopa creme de abóbora



Confesso que, embora não seja amante das sopas, não foi surpresa para mim que essa ficaria assim, tão gostosa, porque eu tenho a abóbora como um dos meus legumes preferidos. Quem me passou a receita foi minha cunhada, Mônica, e eu dei conta de fazer algumas alteração.

Mas quem está mesmo gostando desse meu novo hábito, de incluir as sopas no cardápio da nossa casa, fazendo até meu filho cair de amores por essa preparação (ele nunca foi muito chegado a sopas), é o meu marido, que vivia se queixando (até que cansou e parou, tadinho!!) que eu não fazia sopa para ele, já que esse prato é um dos seus preferidos. Diferentemente de mim, que sempre achei sopa com cara de inverno, ó serve quentinha, para tomar quando chega em casa depois daquela chuva, em dias de muito frio...como um remedinho para aquecer...coisas da minha cabeça. Mas, como tudo na vida, nada é para sempre, e o meu sentido gustativo está aberto a qualquer novidade, que possa surprende-lo, não é verdade?

Esse creme, além do fato de que sou super fã de abóbora, ela é rápida, fica pronta em meia hora, fácil, qualquer iniciante pode se arriscar a fazer e é leve, não é legal? É uma entrada e tanto para compor um cardápio.

Por tanto, se tiver abóbora em casa, se joguem, que ainda dá tempo de fazer para hoje.

Ingredientes
1k de abóbora descascada
3 dentes de alho
1 cebola grande
1 colher de sopa de vinagre
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 xícaras (chá) de água
Quanto baste de hortelã
Quanto baste de coentro
Quanto baste de pimenta do reino (opcional)
Quanto baste de sal

Preparo
Corte a abobora em pedaços pequenos e reserve. Descasque o alho, a cebola e corte-os em pedaços aleatórios. Em seguida, esquente o azeite de oliva, refogue o alho e a cebola. Acrescente a abóbora e as ervas. Adicione agua, sal e deixe cozinhar em fogo médio até que a abóbora esteja quase se dissolvendo. Triture tudo com um mixer ou passe no liquidificador para formar um creme.

Sirva quente, regado com azeite de oliva.

Nenhum comentário: