domingo, 17 de novembro de 2013

Filé de peixe ao molho de ervas com maracujá

Quando eu comecei a preparar esse prato eu pensei: vou fazer logo o molho porque, se ficar gostoso, eu selo o peixe e sirvo com ele (com o molho). Mas, se não ficar bom, esse peixe vira moqueca na certa (seria um pretexto, já que gosto tanto de azeite de dendê?). Com o molho pronto, fui logo passando a provinha para os provadores oficiais da casa (marido e filho) que, depois de alguns ajustes, aprovaram minha elaboração. :)

Para finalizar, dei uma caprichada na apresentação do prato e o sucesso não poderia ter sido melhor.

Espero que gostem e lembrem-se: guardem as cascas dos maracujás para usar na hora de servir, fica um charme!!!




Ingredientes

para o peixe
1 kg de filé de pescada
2 dentes de alho amassados
1 limão
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de sal
Quanto baste de salsa picada


para o molho de ervas com maracujá

5 maracujás
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colher (sopa) generosa de manteiga
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de hortelã picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de cebolinha picada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
250ml de leite
200g de creme de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cebola
1 colher (sopa) de requeijão cremoso
Quanto baste de queijo ralado
Quanto baste de pimenta branca
Quanto baste de noz moscada

Preparo
Faça uma marinada com o alho, a salsa, o sumo do limão, o sal, o azeite e Reserve. Corte os filés de peixe em dois ou três pedaços e besunte com a marinada. Deixe repousando na geladeira, enquanto prepara o molho. Retire a polpa dos maracujás e leve ao fogo baixo, juntamente com uma colher (sopa) de manteiga e o açúcar, até que solte as sementes. Coe e reserve. Refogue uma colher (sopa) de cebola no azeite de oliva e acrescente as ervas picadas, envolvendo bastante. Reserve. Faça um molho branco, refogando o restante da cebola na manteiga até dourar levemente. Acrescente a farinha de trigo e envolva com vigor. Adicione o leite, aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso e homogêneo. Acrescente o creme de leite, o requeijão cremoso, o queijo parmesão e desligue o fogo. Tempere com a pimenta, a noz moscada e sal. Em seguida, misture as ervas salteadas e o sumo dos maracujás ao creme e reserve. Aqueça uma frigideira e sele o peixe (selar é uma forma de cozimento usada para manter os sucos naturais da carne deixando-a macia e suculenta. Consiste em dourar rapidamente em pouca gordura, numa temperatura bem quente, até criar uma crosta em todos os lados). Em seguida, distribua os filés em uma travessa e cubra com o molho reservado. Sirva em seguida

Dicas:
- se desejar acrescente outras ervas no molho, como alecrim, manjericão, tomilho
- o molho é uma ótima opção para servir sobre filé de frango
- para um bom resultado, na hora de selar a carne mantenha a chama do fogo alta,  para que a temperatura da gordura esteja sempre quente.




Nenhum comentário: