domingo, 3 de novembro de 2013

Antepasto de tomate concassé


Muitos termos gastronômicos eu vi pela primeira vez na faculdade. O tomate concassé foi um deles: é tomate sem pele, sem sementes, cortado em cubos. Exitem muitas maneiras de utilizar o tomate concassé.  Na versão apresentada pela minha professora na época da faculdade, continha apenas alho, orégano e azeite de oliva, além do tomate, é claro, que ela passou para ser utilizado como molho de pizza. Desde então, nunca mais ele saiu da minha cozinha. Além de molho, é um antepasto maravilhoso, vai muito bem como recheio, no sanduíche, na torrada...enfim, é um curinga pronto para nos tirar de muitos apuros. Além disso, colocado em potes de vidro devidamente esterilizados, é uma boa maneira de conservar o fruto na época da safra, quando eles estão mais baratos.   

Quando eu apresentei a minha versão do concassé aqui em casa, acrescentando outras ervas, meu filho levou para a casa de uma amiga que é vegetariana, e ela se apaixonou pelo tomate. É assim sempre: quem coloca esse tomatinho na boca, pede a receita. Isso me deixa feliz...eu fico motivada a compartilhar as peripécias que ando fazendo na minha cozinha.  

Aproveite e inove ao servir: na versão comida em copo, aqui apresentado em xícara, tão bonitinho!!!

Se joguem, porque a receita é boa!!!

(
Ingredientes
10 tomates
06 dentes de alho picados
1 colher de (sobremesa) orégano
1 colher de (sobremesa) manjericão desidratado
1 colher de sobremesa de salsa picada
Quanto baste de sal
Quanto baste de açúcar (se necessário)
Quanto baste de azeite de oliva

Preparo
Descasque os tomates, retire as sementes e corte-os em cubos pequenos. Reserve. Doure, levemente,  o alho no azeite e adicione os tomates reservados. Refogue rapidamente, sem deixar que os tomates se desmanchem. Tempere com as ervas, acrescente sal e cubra com azeite de oliva. Se necessário, acrescente açúcar para quebrar a acidez. Coloque em potes bem fechados, devidamente esterilizados e conserve sob refrigeração.

Dica
- ideal para comer com torradas, complementar molho para massas ou carnes,
- a quantidade das ervas poderá ser aumentada ou diminuída, a depender do gosto de cada um
- os tomates devem estar maduros, porém firmes, para que não se desmanchem tanto com o cozimento.
- para servir como antepasto, tire da geladeira alguns minutos anteres




2 comentários:

Flaviana disse...

Hum, esse tomate fica uma delícia!!!
Saudades de vc, Telminha.
Beijo grande!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Saudades também Flavi!!!

Beijão!