segunda-feira, 24 de junho de 2013

Bolo de Aipim cremoso

 bolo de aipim: o mais cotado
delicia de mesa...
tinha amendoim cozido...
canjica ...
pão recheado...
O mês de junho para nós nordestinos, especialmente para quem é do interior  como eu,  simboliza a alegria, criatividade e, principalmente, resistência, já que não é fácil preservar as tradições em tempos tão difíceis como os de hoje. Com os preços da matéria prima pela hora da morte, não é fácil elaborar um cardápio que possa deixar a mesa na noite de São João farta, bonita e gostosa, como nós, nordestinos, gostamos  e temos o prazer de apresentar.

Sempre passamos a noite de São João fora, porém, este ano optamos por ficar em casa. É verdade que estava super cansada devido à rotina da semana, mas, ainda assim, talvez no intuito de compensar a saudade da minha mãe, achei que merecíamos um agrado (eu, meu marido e meu filho) e parti para a beira do fogão. Fazer as guloseimas, para quem gosta, que é o meu caso, foi a parte mais fácil. No final estava exausta, mas feliz, porque consegui fazer tudo que eu queria e agradar a quem comeu (marido e filho), já que, segundo eles, estava tudo uma delícia!!!

A receita...espero que gostem!!!

Ingredientes
1 k de aipim descascado e processado
4 ovos
1 xícara ½ (chá)  de açúcar
1 ½  xícaras (chá) de leite de coco
50g de coco ralado
50g de manteiga derretida

Preparo
Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador e transfira para um recipiente. Acrescente o coco ralado, a manteiga e misture. Unte uma assadeira apenas com manteiga e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º e asse até dourar.
Dicas
- faça uma mistura com ½ xícara de leite de coco e 2 colheres de sopa de açúcar e molhe o bolo durante o cozimento. Assim, ele ficará mais dourado e cremoso.
  

Nenhum comentário: