sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O aroma vem das frutas


 Entre o kiwi, o mamão, a uva...está o umbu (nos potinhos redondos). A fruta é a rainha do momento...umbuzada garantida!!
acerola, banana, manga e jambo, completam o aroma
  
Quem passa pelas ruas Pedro Rodrigues Bandeira e Conselheiro Saraiva, no comércio da cidade baixa, aqui em Salvador, logo percebe o colorido e o aroma vindos das frutas e legumes dispostos em cestos de vimes e tabuleiros, cujo brilho fica ainda mais intenso; quando os raios do sol pousam sobre eles, despertando a atenção de quem transita no local.

De fato, a luminosidade e o colorido refletidos pelo sol sobre as frutas e legumes, despertaram a minha atenção na manhã de ontem, quando eu e meu marido transitávamos por essas curtas e estreitas ruas; características bem típicas das vias antigas de uma cidade menos populosa, de uma época em que a poluição apenas começava. Naquele horário, devido à posição em que estavam instalados, parte dos feirantes já desfrutavam de alguns quadrados de sombra. Porém, quem se arriscaria a dizer que horas mais tarde o sol estaria sobre suas cabeças, a esquentar-lhes o juízo? Passando a desfrutar da sombra, aqueles cujas cabeças antes escaldavam sob o sol da manhã? 

Notei que, apesar de pequena, a feirinha que se divide entre as duas ruas, é bem charmosa e diversificada. Frutas e legumes de todo tipo são encontrados por lá; desde os de época, ou aquelas mais comuns ao nosso dia a dia; como banana, uva, pimentas variadas; também me deparei com uma raridade por nome noni que, segundo a vendedora, é excelente para hipertensão e diabetes. Tais informações despertaram a minha curiosidade; Ao chegar em casa, fui ler sobre o assunto. Descobri que a fruta é de origem asiática, rica em vitaminas A e C, em ômega 6 e possui substâncias anti-inflamatórias. Pouco conhecida no Brasil, seus benefícios ainda estão em estudos para uso medicinal. 


a luminosidade e o colorido da pimenta malagueta

o brilho e o aroma da pimenta de cheiro...
 
noni...fruta rara e pouco conhecida

Mesmo empolgada pelo frescor e o colorido dos produtos, não pude deixar de fazer minha análise crítica e clássica do local (quem me conhece sabe bem do que estou falando!!!), já que, por trabalhar com alimentação, minha consciência pesa quando se trata de alimento seguro. Feito isso, eu notei que, apesar da falta de estrutura (trata-se de ruas antigas, cujas instalações foram adaptadas para ser uma feirinha), os feirantes da Pedro Rodrigues Bandeira e Conselheiro Saraiva, procuram manter o local limpo e, de certa forma, organizado. As frutas são arrumadas e expostas em locais altos, sem o contato com o chão; as calçadas e ruas ficam sequinhas; os preços são de fácil visualização, na grande maioria (é horrível ficar perguntando o tempo todo: quanto custa?) e o cheiro que se espalha no ar vem das frutas...O aroma é agradável.
É bom lembrar que, como qualquer feira livre, o lugar é aberto...muita poluição...grande número de pessoas circulando...Fatores de riscos muito altos, que exigem cuidados redobrados com os produtos adquiridos. Sendo assim, ao chegar em casa, devem ser lavados e higienizados corretamente, antes de serem guardados na geladeira.

Fico feliz em compartilhar coisas boas da nossa cidade!!!





Nenhum comentário: