sábado, 10 de setembro de 2011

Purê de batata com cebola




Quem me deu a receita desse purê de batata foi minha cunhada Cristina, quando meu filho ainda era bebê, já faz bastante tempo!! É simples, mas é gostoso e vale para dar uma variada no sabor do purê do dia a dia, embora eu goste de purê batata de qualquer forma.

Acho que o purê é um acompanhamento que harmoniza com uma variedade enorme de pratos. Além disso, é versátil: basta aguçar a criatividade, e ele passa de um simples acompanhamento para o prato principal, capaz de encantar os olhos e o paladar de qualquer pessoa. Exceto aquelas que não gostam de purê de batata rs !!

Certa vez, participando de um seminário de gastronomia, um chef palestrante, citou mais ou menos o seguinte: “os baianos tem tendência a gostar de comidas pastosas...” Conclui que ele tem uma certa razão: entre os pastosos mais famosos da nossa gastronomia, estão o vatapá e os mingaus, porém prestando um pouco mais de atenção, encontraremos o pirão (apreciado por nós baianos) que é feito de variados caldos, e acompanha quase todos dos nossos pratos – da moqueca à rabada – Além disso, conheço pessoas que costumam comer as verduras do cozido, o aipim, o inhame, a banana, etc. amassados com o garfo, o que acaba por transformá-los em pastosos. Será o inconsciente!?

Assim, como poderia ser diferente com o purê de batata? Que batata é usada desde a antiguidade todos nós sabemos, mas de onde surgiu realmente o purê não se tem conhecimento. Eu já acho que surgiu na Bahia!! Porque é raro o baiano que não goste de um purêzinho!!!

Anotem aí a receita!!

Ingredientes
3 batatas grandes
3 colheres de (sopa) cebola bem picada
1 colher de sopa de manteiga
Quanto baste de sal
Quanto baste de salsa bem picada

Preparo
Cozinhe as batatas com a casca em água e um pouco de sal. Depois descasque-as, passe pelo espremedor e reserve. Refogue a cebola na manteiga, em fogo baixo, até ficar transparente. Acrescente o purê e vá misturando até que tome gosto, sempre em fogo baixo. Coloque sal, se necessário. Finalize com a salsa picada e sirva à seguir.

Dicas:
. se desejar acrescente um pouco de queijo ralado

Nenhum comentário: