domingo, 7 de agosto de 2011

Torta de peixe com creme de aveia

Essa torta criou polêmica aqui em casa. Pois, embora meus degustadores – marido e filho – tenham gostado bastante, acharam que ficou um prato leve demais e reclamaram de fome o tempo todo rs.rs.. Eu hem!! Um fazendo dieta, o outro gosta de tudo leve....light.... alimento saudável.... nutritivo.... então porque reclamar? Três horas depois faz um lanchinho não é?

Achando que não iam me dar ponto, arrisquei na pergunta: - gostaram? Responderam que sim: - é levinha, mas é gostosa. Então vale a pena postar, conclui. Afinal, o resultado foi positivo... atingi meu objetivo, e isso é o mais importante para mim.

Espero que vocês gostem também.

Ingredientes

1kg de filé de peixe (aqui usei merluza)

1 cebola picada

1 tomate picado

1 dente de alho

1 limão

½ lata de milho verde

½ xícara de aveia em flocos

3 batatas grandes cozidas

2 colheres de sopa de manteiga

½ xícara de leite

Qb de queijo parmesão ralado

Qb de salsa

Qb de hortelã

Qb de pimenta branca

Qb de sal

Qb de azeite de oliva

Preparo

Tempere o filé com sal, pimenta, alho, um pouco de salsa, hortelã e reserve. Esquente a frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola até dourar. Acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Coloque o peixe, regue suco de limão, acrescente um pouco de líquido – aqui utilizei um caldo de camarão que eu mesma fiz - e deixe cozinhar, finalizando com salsa e hortelã, tendo o cuidado de deixar uma boa quantidade de caldo, para fazer o creme. Com o auxilio de uma escumadeira, separe o peixe do molho, desfie-o, coloque em um refratário e reserve.

Com o molho do cozimento do peixe - se necessário acrescente mais caldo - faça o creme. Coloque a aveia aos poucos, mexendo sempre até concluir o cozimento, que deve ficar levemente espesso. Acrescente o milho verde, finalize com salsa e espalhe sobre o peixe reservado.

Passe as batatas pelo espremedor e faça um purê, juntamente com a manteiga, o leite e o sal. Espalhe sobre o creme, salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Dicas:

.sirva acompanhado com feijão fradinho, salada verde ou mista

.se preferir substitua o peixe, por frango ou carne.

Nenhum comentário: