quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Panqueca de frango com passas e requeijão cremoso

A massa dessa panqueca me acompanha desde que casei, quando iniciei minha vida na beira do fogão, rs. rs. Claro que no inicio perdi muita massa: não acertava virar os discos na frigideira.... embolava tudo... um horror!!! rs.rs. Mas, depois que peguei a manha... aí ficou fácil e gostoso de fazer.

Uma boa massa de panqueca é importante, mas o recheio e o molho são complementos fundamentais para deixá-la irresistível. Nessa aqui, coloquei frango e passas no recheio. E o molho, bem... esse surgiu porque um amigo do meu filho trouxe de presente para mim, do Canadá, uma garrafa de xarope de maple. Para retribuir a gentileza, achei interessante convidá-lo para almoçar e preparei uma receita utilizando o xarope. Depois que o maple acabou, passei a fazer o molho com glicose de milho ou calda de caramelo e o efeito também ficou ótimo.

Experimentem!!

Ingredientes da massa

3 ovos

1 ½ xícara de (chá) leite

1 xícara de (chá) farinha de trigo

Qb de sal

Preparo

Bata tudo no liquidificador, por aproximadamente 3 minutos ou até que a massa fique homogênea. Aqueça uma frigideira untada com óleo e, usando uma concha, coloque porções da massa espalhando uniformemente, até cobrir todo o fundo da frigideira. Frite um lado, até que as bordas comecem a se soltar da frigideira. Nessa hora, com o auxilio de uma espátula, vire para fritar o outro lado. Repita a operação até terminar toda a massa.

Ingredientes do recheio

1 peito de frango pequeno

1/3 de xícara de chá de passas

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

½ pimentão pequeno picado

½ copo de requeijão cremoso

3 colheres de (sopa) de polpa de tomate

Qb de salsa picada

Qb de hortelã picada

Qb de pimenta branca

Qb de sal

Qb de vinagre para marinar

Óleo para refogar

Preparo

Tempere o frango com o pimentão, parte do alho, da cebola, a pimenta, o sal e um pouco de vinagre. Em uma panela esquente o óleo e doure o restante da cebola, juntamente com o outro dente de alho. Acrescente o frango e deixe cozinhar até ficar macio e com o mínimo de caldo possível. Em seguida, retire os ossos e desfie o frango o mais fino possível. conservando-o dentro do próprio tempero do cozimento. Acrescente a polpa de tomate, a salsa e o hortelã e, se necessário, acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo, coloque o requeijão e misture. Espalhe porções do recheio em cada panqueca, enrole como um charuto, ou como preferir, e coloque em um refratário coberto com o molho, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.

Ingredientes do molho

1 cebola picada

2 colheres de sopa de manteiga

1/3 de xícara de chá de glicose de milho ou calda de caramelo

2 tomates sem pele, sem sementes e bem picados

500gr de polpa de tomate

200gr de creme de leite

Qb de queijo ralado

Qb de salsa picada

Qb de sal

Preparo

Refogue a cebola na manteiga, até ficar dourada. Acrescente os tomates, depois a glicose e a polpa de tomate. Coloque água e deixe cozinhar até os tomates se desfazerem. Desligue o fogo, salpique a salsa, acrescente o creme de leite e misture. O molho ficará com uma tonalidade rosada e levemente adocicado.

Dicas:

. se desejar um recheio ainda mais cremoso, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água, antes de colocar o queijo

. coloque porção da massa em uma colher, se cair lentamente estará pronta, para uma panqueca perfeita.

. asse os discos sempre em fogo baixo,





Nenhum comentário: