terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sal temperado


Quem me passou a receita desse sal foi um instrutor de cozinha do senac, onde fiz meu estágio de gastronomia. Desde então, nunca mais fiquei sem ele em minha dispensa. Dei apenas uma pequena modificada na forma de fazê-lo porque, em minha opinião, ficou mais prático.

Uso-o para temperar praticamente tudo: frango, peixes, feijão, etc., substituindo o sal simples por ele, realçando ainda mais o sabor das minhas receitas. Já estou tão acostumada com esse sal, que antes de terminar um pote, trato logo de preparar outro.

Quando eu faço filé de frango grelhado, por exemplo, salpico esse salzinho nos dois lados, rego um pouco de azeite de oliva e está pronto para grelhar, facilitando bastante minha vida na cozinha. O restante fica por conta do molho, caso eu queira colocar algum por cima.

Ah! Eu uso o sal marinho mas tanto faz, pode ser feito com iodado mesmo.

Anotem aí!

Ingredientes
½ kg de sal (marinho ou iodado)
1 cabeça de alho
50 gramas de pimenta do reino em grão
Quanto baste de salsa
Quanto baste de folhas de hortelã

Preparo
Misture bem todos os ingredientes e coloque no forno, em temperatura alta, até começar a levantar aroma (mexa de vez em quando). Retire do forno, espere esfriar um pouco e passe no processador. Coloque em potes bem fechados e conserve fora da geladeira.


Dicas:

  • ótimo para marinar carnes com vinho: passe o sal temperado por toda a carne (na quantidade necessária de um sal comum), regue azeite de oliva, cubra com o vinho, coloque em vasilha ou saco plástico bem fechado, e deixe na geladeira até o dia seguinte;
  • assim como todo sal, o sal temperado deve ser usado moderadamente. Além disso, seus ingredientes realçam o sabor, porém não substituem quaisquer outros que compõem a receita.

Nenhum comentário: