quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pernil de porco ao molho de vinho e azeitonas

Na semana passada, fiz questão de acompanhar meu filho à consulta com sua nutricionista, Dra. Aline Assmar; Eu precisava esclarecer algumas dúvidas. A inclusão da carne de porco em seu cardápio era uma delas: eu poderia incluí-la em sua dieta? Atribuindo o fato de ser uma carne, além de saborosa, saudável e de baixa caloria, quis saber por que algumas pessoas resistem tanto em consumi-la. Quem está fazendo dieta então, normalmente passa longe da carne suína. Ela ouviu todos os meus questionamentos, que não foram poucos rs.., e, com muita simpatia, gentilmente esclareceu atribuindo o fato de talvez haver a associação do porco, um animal robusto, à gordura propriamente dita. No andamento da conversa ela passou vários esclarecimentos, como valores nutricionais, as partes ou cortes menos calóricos – o lombo, o pernil e a paleta que, segundo Aline, sem a gordura externa tem em torno de 3 a 5% de gordura por 100g – bem como as mudanças ocorridas na forma de criação dessa carne; informações que contribuíram ainda mais para que ela continue fazendo parte do nosso cardápio diário. Agradeci a Aline pelos esclarecimentos e saí feliz do consultório!!! Seria o almoço do meu marido no dia dos pais!!!.

Para o nosso paladar (eu, meu marido e meu filho) o pernil é a parte mais saborosa e é ótimo que esteja entre as menos calóricas!!! Sempre fiz da forma tradicional: cozida, depois assada, regada com o molho do cozimento, etc. deixando-a muito gostosa. Mas dessa vez achei que seria interessante colocar um molho diferente e a combinação ficou maravilhosa!!!


Anota aí a receita!!

Ingredientes para o pernil

1 ½ de pernil de porco

300ml de vinho branco seco

2 dentes de alho bem picados

1 cebola bem picada

3 colheres de sopa de óleo

½ pimentão pequeno

3 colheres de sopa de polpa de tomate

Quanto baste de salsa

Quanto baste de coentro

Quanto baste de hortelã

Quanto baste de pimenta do reino

Quanto baste de sal

Ingredientes para o molho de vinho

½ cebola bem picada

2 colheres de sopa de azeite de oliva

½ xícara de vinho branco seco

½ xícara de azeitonas pretas picadas

Caldo do cozimento do pernil

Quanto baste de salsa

Quanto baste de sal

Preparo

Limpe o pernil e tempere com sal, pimenta, um dente de alho, a metade da cebola, uma xícara de vinho, e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro. Para o cozimento, refogue a outra metade da cebola e o alho em óleo quente e doure levemente. Acrescente o pimentão, a polpa de tomate e encorpore a carne marinada. Refogue mais um pouco, acrescente água e cozinhe até a carne ficar macia. Finalize com coentro, salsa e hortelã picados. Separe a carne do liquido, coloque em um refratário com um pouco de óleo e leve ao forno para assar; Reserve o caldo do cozimento para utilizar na preparação do molho.

Em uma panela à parte, refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e encorpore o caldo reservado (se necessário, coloque um pouco de água) e deixe ferver até dar uma reduzida no caldo. Retire do fogo e passe na peneira. Coloque o restante dos ingredientes, exceto a salsa, volte ao fogo e deixe ferver mais um pouco até tomar gosto e finalize com a salsa. Enquanto o pernil estiver no forno, de vez em quando, regue-o com esse molho para não ressecar, deixando um pouco para colocar no final: cinco minutos antes de retirar do forno. Sirva em seguida.

Dicas:

  • depois de pronto deverá ficar 500ml de molho

  • se preferir um molho mais encorpado, depois de passar pela peneira e voltar ao fogo, coloque um pouco de farinha de trigo (aproximadamente 1 colher de sopa), mexendo sempre para não embolar.

  • Deixe para colocar o sal no molho no final do cozimento, pois o caldo da carne já contem sal e as azeitonas também.


Nenhum comentário: