segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ensopado de peixe com quiabo





Quando eu penso em quiabo, o primeiro prato que me vem à cabeça é o nosso famoso caruru, que eu adoro!!! Depois, penso em um cortadinho de quiabo com abobora que minha mãe fazia e que eu passei a fazer desde que casei. Mas há dias que venho pensando em colocá-lo no peixe. Aí veio a dúvida: será que ficaria bom? Será que meus degustadores - marido e filho – aprovariam? rs.rs. O meu prazer em cozinhar é tanto, que a minha felicidade em agradar a quem come supera e compensa qualquer trabalho que dá o preparo de um prato, embora eu saiba que não se pode agradar sempre. Por isso fui adiando.... resistindo.... até que não deu mais: a vontade e a coragem em arriscar se gostariam ou não falaram mais alto, e fiz. Sem pensar em nada, simplesmente fiz: do meu jeito. Quando a panela estava no fogo meu marido passou, olhou.... e eu pensei: será que está aprovando? Mas logo depois veio a resposta ao meu pensamento: – “esse peixe está cheirando!!! A cara está ótima!!!”, ele disse. Restava agora a aprovação de meu filho.

Precisei sair. Quando voltei meu filho já havia saído.... eu e meu marido almoçamos, tendo aprovado o sabor do peixe: estava mesmo muito gostoso. Só à noite, quando meu filho chegou, fiquei sabendo se ele tinha gostado ou não. Mal entrou em casa e foi logo dizendo: “mãe, vou tomar um banho, dá para você ir colocando minha janta? Ia comer alguma coisa na rua mas preferi comer seu peixe, porque está uma delicia!!!” Mas, para sua frustração, o peixe já havia acabado. Detalhe: fui eu que comi o restante do peixe rs.rs.

Ingredientes
600gr de filé de peixe (pode ser em posta)
01 dz de quiabos cortados em três ou quatro partes
1 cebola cortada em rodelas
1 tomate cortado em rodelas
2 dentes de alho bem picados
1 limão
½ de xícara de (chá) de polpa de tomate
Quanto baste de azeite de oliva
Quanto baste de coentro
Quanto baste de salsa
Quanto baste de pimenta do reino branca

Preparo

Preparo

Leve ao fogo uma panela com água e sal (coloque pouca água e se for preciso colocar mais, faça-o aos poucos), coloque os quiabos para cozinhar sem no entanto deixá-los cozidos totalmente, e reserve juntamente com a água do cozimento. Enquanto isso, tempere o peixe com alho, sal e pimenta. Logo após, forre o fundo de uma frigideira com parte do tomate e da cebola, regando com um pouco da polpa de tomate, e espalhe o peixe por cima. Cubra com o restante da cebola e do tomate, espalhe mais um pouco da polpa, coloque o sumo do limão, salpique um pouco das ervas e leve para cozinhar em fogo baixo, regando de vez em quando com o caldo do cozimento dos quiabos. Quando estiver quase cozido acrescente os quiabos reservados, juntamente com o restante do liquido. Acerte o sal e a pimenta, e conclua o cozimento. Finalize com coentro e salsa. Desligue o fogo, regue azeite de oliva e sirva em seguida.


Dicas:
  • como sugestão, sirva acompanhado de feijão preto ou fradinho, arroz e um mix de folhas (alface, rúcula, acelga.....)
  • se preferir um molho ainda mais encorpado, acrescente mais polpa de tomate

Nenhum comentário: