domingo, 14 de agosto de 2011

Bolo surpresa com maçã e passas


Eu criei esse receita de bolo para colocar no cardápio do meu café – o Moema – quando estava funcionando. Já fiz com vários sabores de fruta mas ainda não tinha testado com maçã.
Sem a menor ideia de como fazer para dar mais sabor à fruta que, para o meu paladar é um pouco leve de gosto, e deixar o doce com uma tonalidade que harmonizasse com a minha massa, fui acrescentando os ingredientes que, na minha opinião, fizeram a diferença. E finalmente meu marido teve um bolinho simples, mas com um toque especial, para o seu café da manhã do Dia dos Pais.
Meus degustadores oficiais – marido e filho - aprovaram mas fizeram algumas críticas: o bolo foi pequeno e deveria ter mais recheio!! rsrs.
-->
Anotem a receita!!!
Ingredientes do bolo
270gr de manteiga
250gr de açúcar
4 ovos
330gr de farinha de trigo
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
200ml de leite
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 maçã cortada em fatias não muito finas
Canela para polvilhar as fatias de maçã

Ingredientes do doce de maçã
1 xícara de (chá) de açúcar
1 xícara de (chá) água
3 maçãs vermelhas descascadas e cortadas em cubos
4 cravos da índia (opcional)
½ xícara de (chá) de passas
1/3 de xícara (chá) de sumo de limão
Quanto baste de canela em pó
Preparo
Faça primeiro o doce, colocando em uma panela o açúcar, a água, os cubos de maçã e os cravos para cozinhar em fogo baixo. Quando começar a formar uma calda leve retire os cravos, acrescente a canela e continue o cozimento, mexendo de vez em quando para não queimar. Quando estiver quase pronto, incorpore o sumo do limão, as passas e misture. O doce estará pronto quando formar uma calda caramelizada. Deixe esfriando e inicie o preparo do bolo.
Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme branco. Acrescente os ovos um a um, e bata por aproximadamente 5 minutos (quanto mais bater, melhor ficará a massa). Desligue a batedeira e, misturando manualmente, acrescente a farinha de trigo, o sumo do limão, o leite e por último o fermento. Unte uma forma com manteiga, polvilhe açúcar, cubra com farinha de trigo, espalhe a maçã e polvilhe canela em pó. Espalhe sobre as maçãs a maior parte da massa (90%) e distribua, cuidadosamente, o doce reservado. Cubra com o restante da massa e asse em forno pré aquecido a 180º, por aproximadamente 35min ou até o teste do palito.
Dicas
  • se preferir um doce com o sabor mais azedo, acrescente mais limão
  • não utilize o doce quente, pois poderá solar o bolo
  • ótimo para servir acompanhado com sorvete e calda de caramelo




Nenhum comentário: