sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lasanha de berinjela com peito de peru e ricota

Quando se trata de lasanha de berinjela, a impressão que as pessoas que nunca experimentaram esse prato têm, é de que seja sem graça ou pouco saboroso. Mero engano!! Digo isso por experiência própria, pois quando experimentei pela primeira vez, muito timidamente coloquei um pedacinho, dei a primeira garfada e fiz: hum... até que não é ruim, e dei a segunda garfada, já com outro gosto. A partir da terceira, já tinha me rendido ao sabor dessa lasanha que surpreende até aqueles não muito chegados aos vegetais....legumes....folhosos. Meu filho que o diga!!! Sempre que eu faço essa lasanha, é só elogios. Fico feliz!!!

Rapidinha de fazer, light(embora nessa eu tenha colocado um pouquinho de mussarela, apenas na cobertura, para deixar o gratinado com uma aparência mais bonita), a lasanha de berinjela, como qualquer lasanha, é um prato cheio para aguçar a criatividade.

Segue aí a minha receita. Espero que gostem!!

Ingredientes

2 berinjelas

½ cebola picada

50ml de azeite de oliva

2 tomates maduros sem pele e picados

200gr de polpa de tomate

150gr de ricota picada

150gr de peito de peru defumado picado

100gr de queijo mussarela

Quanto baste de salsa picada

Quanto baste de manjericão

Quanto baste de orégano

Quanto baste de sal

Preparo

Para fazer o molho, esquente duas colheres de sopa de azeite de oliva na panela e refogue a cebola até dourar. Acrescente os tomates, refogue mais um pouco e incorpore a polpa de tomate. Coloque sal, um pouco de água e cozinhe em fogo médio, até que forme um molho encorpado. Finalize com salsa picada, manjericão e reserve. Fatie as berinjelas bem fininhas, no sentido do comprimento e deixe descansando em água e sal por quinze minutos. Retire da água e esprema as fatias, tendo o cuidado de não deixar quebrar demais, e reserve. Espalhe um pouco do molho no fundo de um refratário, regue o restante do azeite de oliva e monte a lasanha: fatias de berinjela, molho, ricota, peito de peru e orégano. Repita esse procedimento, até que terminem os ingredientes. Finalize com uma mistura de ricota e queijo mussarela, polvilhado com queijo ralado, orégano e leve ao forno por 30 minutos, ou até que as berinjelas estejam macias.

Dicas:

  • embora eu tenha utilizado as berinjelas com a casca, se preferir, descasque-as

  • outra opção, para que a berinjela fique ainda mais macia, principalmente se utilizá-la com a casca, é cozinhar as fatias em água fervente por 5 minutos




Nenhum comentário: