sábado, 21 de maio de 2011

Filé de merluza com alcaparras



Preparar esse prato é uma delicia, em todos os sentidos, rápido, fácil e delicioso. Até aqueles que não são amantes de peixe, tiram o chapéu para ele. Sempre que eu faço, meu filho que coloca o peixe em ultimo lugar no seu cardápio, ainda assim, suspira e diz: mãe, não sei o que vc fez, mas esse peixe está uma delicia!!!
Ótima sugestão para quem está iniciando a vida na beira do fogão e quer fazer um almoço ou um jantar bem legal rs. rs. Capriche na cebola e no azeite, que por sinal, é extra virgem hem!? rs. rs., para o prato ficar bem saboroso.
Olha só como é fácil!!.
Ingredientes
600gr de filé de merluza
1 cebola grande cortada em quatro
8 ovos de codorna
1kg de batata cortada em rodelas
Suco de 1 limão
70gr de alcaparras
Qb de azeite de oliva
Qb de pimenta branca
Qb de sal
Qb de salsa picada
Preparo
Tempere o peixe com sal, pimenta branca, azeite de oliva, limão e reserve. Cozinhe os ovos, descasque-os e reserve. Doure a cebola no azeite e reserve. Cozinhe as batatas por 5 minutos, após a fervura, e reserve. Unte um refratário com azeite e cubra o fundo com parte das batatas. Espalhe os files de peixe, cubra com a cebola e, por cima, a outra parte das batatas. Espalhe alcaparras, regue bastante azeite de oliva e leve ao forno, coberto com papel alumínio, a 180° por 20min. aproximadamente. Retire o papel alumínio do refratário, espalhe os ovos, salpique salsa e volte ao forno por mais 5 minutos.
Dicas:
-para quem não gosta de alcaparras, substituir por azeitonas
-os ovos de codorna podem ser substituídos por ovos de galinha, cortados em quatro.

2 comentários:

kacris disse...

Estou fazendo esta receita. Sei que vai ficar um delícia!

Telma Moema D'El-Rey Almeida disse...

Obrigada por participar do meu blog. Espero que a receita tenha atendido às suas expectativas!!! Visite sempre o blog e fique à vontade para fazer qualquer comentário.

Um abraço